Depois de muitas cobranças, foi confirmada para 26 de outubro, uma audiência pública para debater segurança pública. No mesmo dia, será realizado o 1º Workshop Estadual sobre Segurança Pública no município. A confirmação foi feita pelo deputado Dilceu Dal Bosco, que intermediou as negociações.
O evento reunirá representantes da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), polícias Civil, Militar e Federal, também Corpo de Bombeiros, sistema prisional, entre outros segmentos, que buscarão definir ações para solucionar os principais problemas de segurança pública no município e reduzir os índices de criminalidade.
Na última sexta-feira, o comandante da PM em Mato Grosso, coronel Antônio Benedito Campos Filho, se reuniu com o prefeito Nilson Leitão, representantes da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Judiciário, vereadores, entre outras entidades, e confirmou o envio de 12 novas viaturas para o município, ainda este mês.
Campos Filho também declarou a necessidade de realizar um concurso público para preencher a defasagem no efetivo da PM, apontada como um dos principais dificuldades no combate a criminalidade. Mas, mais uma vez, não apresentou datas. A previsão é que até o final do ano pode sair o edital, com o cronograma completo.
Um balanço do primeiro semestre, divulgado pela Sejusp apontou o aumento da violência em Sinop, principalmente de roubos. Foi registrada uma média de 55.48 ocorrências, por cada 100 mil habitantes, enquanto que, no ano passado, nesse mesmo período, foi de 34.81.
Os assaltos a clientes que saem de agências bancárias após fazerem saques estão inclusos nesses números. Foram vários no período, assustando a população. Arrombamentos em residências e estabelecimentos comerciais também estão entre as ocorrências mais registradas.