O secretário de Irrigação do Ministério da Integração Nacional, Guilherme Augusto Orair, deve conhecer os sistemas produtivos desenvolvidos pela Embrapa Agrossilvipastoril, hoje. A chegada dele está programada para às 14h, juntamente com os coordenadores gerais de Implantação de Projetos de Irrigação e, de Sustentabilidade de Irrigação, Pedro Mousinho Silva e Roque Marinato.
A visita faz parte da programação que encerra amanhã, quando o projeto de irrigação da Gleba Mercedes 5 deverá ser discutido com o prefeito Juarez Costa e o secretário de Agricultura, Sérgio Vargas, às 9h30. O projeto contemplará 2 mil hectares para irrigação, sendo 200 lotes com 10 hectares cada. Para ser desenvolvido, a prefeitura espera a liberação de R$ 80 milhões do ministério.
Conforme Só Notícias/Agronotícias informaram, o levantamento topográfico da área e o cadastro das famílias que residem na Gleba já foi concluído. Também já foi solicitada a outorga da água para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
Nesta semana, o prefeito destacou que o projeto promoverá novos modelos de exploração sustentável na localidade, possibilitando a criação de um pólo agroindustrial regional. “O projeto irá possibilitar que o cultivo da fruticultura possa ser implantado nestas propriedades fazendo com que o mercado econômico regional cresça, visto que hoje 70% dos hortifrutigranjeiros que são consumidos em Sinop vêm de outros estados”, disse.