O problema na coleta do lixo doméstico será resolvido a partir de amanhã, em Sinop. A garantia é do secretário de Obras e Serviços Urbanos, Edílson Rocha Ribeiro, o “Ticola”, que pontuou providências em relação as queixas de moradores dos bairros Jardim Botânico, Paraíso e circunvizinhos. Eles alegam deficiência e morosidade no recolhimento, gerando o acúmulo dos materiais descartados.
O secretário explicou, em entrevista ao Só Notícias, que no caso desses bairros, o problema se deu pela troca do motorista do caminhão coletor, por conta do período de férias do titular. O substituto não estaria familiarizado com as rotas, influenciando, por consequência na coleta. Ele disse que haverá outra troca a partir de amanhã para resolução impasse, mas informou que não houve mudanças nos cronogramas.
Ticola disse que o problema não se restringiu a apenas estes locais, mas em outros também, pelo período chuvoso “que acaba dificultando os trabalhos dos garis”. Ele explicou que o número de coletas semanais nos bairros é definido pela demanda existente em cada. Na região central, por exemplo, o recolhimento do lixo ocorre todos os dias, em outros, uma, duas ou até cinco vezes por semana.
Estimativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente aponta que sejam produzidos cerca de 100 toneladas/dia de lixo em Sinop. Atuam na coleta, oito caminhões caçamba e 58 garis.