PUBLICIDADE

Sinop: secretaria quer laudo para avaliar reforma de ginásio e Iphan analisa projeto de tombamento

PUBLICIDADE

A Secretaria de Esportes pediu para os engenheiros e arquitetos do Núcleo de Desenvolvimento Urbano (Prodeurbs) e Corpo de Bombeiros um novo laudo sobre a situação do ginásio de esportes Benedito Santiago. Em laudo emitido há cerca de um mês, o Prodeurbs concluiu que a estrutura estava comprometida e que o único caminho seria a demolição. “Porém, após manifestação e comoção da sociedade decidimos solicitar uma nova inspeção, desta vez com foco na reforma”, explicou, ao Só Notícias, o secretário de Esportes, Agnaldo Turra.

O novo laudo deve ficar pronto em sete dias. Após a emissão do documento e caso os técnicos concluam que é possível manter a unidade “em pé”, será preciso convencer o prefeito Juarez Costa (PMDB), que ainda não se manifestou sobre o assunto. “O último relatório apontou que ficaria mais caro demolir do que reformar. Eu discordo e não acho justo demolir. Porém, não tem nada discutido, nem previsto ainda. O que fizemos foi apenas solicitar o laudo. A briga foi comprada por todos os vereadores, então não será apenas a prefeitura que terá que analisar se cabe a reforma. Mas vamos aguardar a conclusão”, afirmou Turra.

Segundo a assessoria da prefeitura, o projeto proposto pelo vereador Wollgran Araújo (DEM), que tomba como patrimônio histórico o ginásio, já chegou ao Executivo, porém, foi encaminhado para o departamento jurídico e, atualmente, está sob análise de legalidade pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A assessoria não informou, no entanto, se o prefeito pretende vetar o projeto.

Conforme Só Notícias já informou, no projeto encaminhado por Wollgran, o ginásio “fica tombado pelo seu valor histórico e cultural”. O parlamentar destacou, na mensagem ao projeto, que o local foi o primeiro ginásio esportivo a ser construído no município. “É obrigação do Poder Público garantir sua devida preservação e conservação. Sua arquitetura nos remete à visão de décadas passadas e a garantia de sua intocabilidade garante que as gerações vindouras possam contemplar a beleza simples de seus traços”.

Na câmara, o projeto foi aprovado por unanimidade. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: motociclista perde o controle, bate em poste e fica ferido

O acidente de trânsito com uma Yamaha Crypton azul...

Incêndio atinge quitinete em Sinop

Um imóvel de alvenaria foi avariado pelas chamas, ontem...

Com vagas na área da saúde, terminam 2ª inscrições de seletivo no Nortão

A etapa de inscrições em processo seletivo simplificado na...

Primeira dama Virgínia Mendes tem alta e retorna para Cuiabá

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, recebeu alta...
PUBLICIDADE