PUBLICIDADE

Sinop: secretaria articula parceria para projeto de instalação de passagens elevadas entre reservas

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável declarou, ao Só Notícias, que foi recusado o acordo para execução dos trabalhos de deslocamento da rede elétrica e ajustes no terreno de avenidas nas dependências do Parque Florestal, pela concessionária de energia. Já foi solicitada uma nova reunião com a direção para auxílio logístico no valor dos gastos e liberação legal das obras, mas sem data definida.

Os serviços apoiariam as obras de passarelas suspensas entre as vias que circundam o parque, para a travessia de macacos-aranha, zogue-zogue, pregos e algumas espécies de preguiças, reduzindo os riscos de mobilidade entre as reservas (como acidentes no trânsito), ampliando os meios de busca por alimentos e melhorando a convivência entre os animais. A ideia também é avaliado pela secretaria de Desenvolvimento Econômico como possível ponto turístico.

“Definiremos os valores de cada travessia para sabermos por onde o município vai começar. A proposta inicial seria trabalhar com mais de um ponto mas, nesse novo cenário, não sabemos quais serão as condições financeiras”, detalhou a secretária Ivete Mallman.

Com o auxílio de professores da Universidade Federal de Mato Grosso, que tem atuado no projeto, a secretaria indica que tem sido pesquisado “qual seria o modelo mais adequado, tomando como base a utilizada em Manaus (AM), com passagens em meio urbano, e nos apresentaram descrições dessa e de outras obras. Já foi estimado que somente as readequações nos pontos de acesso saíram por R$ 403 mil, então o processo será feito de forma gradativa”.

Conforme Só Notícias já informou, as passagens serão construídas nas avenidas Jequitibás, Pinheiros e Perimetral Norte. Também é planejado a inserção de uma na avenida das Itaúbas que deverá auxiliar a unidade de conservação do Parque Jardim Botânico e também na Avenida André Maggi onde há a fragmentação da reserva da Unemat com o prolongamento do córrego Neuza.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria adia interrupção no tráfego da estrada Chapada-Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) confirmou...

Trabalhador em condição análoga à de escravo é resgatado de carvoaria em Mato Grosso

Em ação de combate ao trabalho escravo contemporâneo, o...

Mulher que estava em moto morre após colisão com carro no Nortão

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma...
PUBLICIDADE