A secretária municipal de Meio Ambiente, Cristina Ferri, acredita que o incêndio que destruiu uma parte da reserva ambiental R-3, aos fundos do viveiro municipal, no bairro Jardim Botânico, na terça-feira (5), foi criminoso. Além deste, outros dois focos criminosos ocorreram no mesmo nos últimos dois dias.
“Todos esses focos iniciaram do meio da reserva e isso nos faz pensar que há alguém que propositalmente está ateando fogo lá e colocando em risco a vida de pessoas além de destruir animais e plantas”, disse a gestora, por meio da assessoria de imprensa.
Ela ressalta que a população pode ajudar na prevenção com atitudes simples como evitar jogar bitucas de cigarros ou latas alumínio próximas de reservas florestais ou locais descampados. Denúncias podem ser feitas pelo 0800-647-6900.
Atualmente a pasta conta com quatro brigadistas, equipados com bombas costais e abafadores de chamas, e trabalham na contenção de incêndios em parceria com Corpo de Bombeiros. Também há o reforço de uma pá carregadeira e caminhão pipa.