Em um momento de muita fé e devoção, a Romaria Fluvial e Santa Missa Campal, às margens do Rio Teles Pires, reuniu mais de 1.500 pessoas em um só sentimento de gratidão à Deus e à Nossa Senhora Aparecida, pelo aniversário de 51 anos de Sinop. Cerca de 130 embarcações seguiram o curso do Rio Teles Pires em um percurso realizado pelas águas do Rio Teles Pires, compreendido entre a ponte da MT-220 e a Praia do Cortado.
Toda a cerimônia foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Canísio Klaus, que navegou na embarcação principal, que carregava a imagem de Nossa Senhora Aparecida e abria caminho para os demais barcos. “A nossa celebração, hoje, começou bem cedo, com o nascer do sol, na MT-220, no Rio Teles Pires, onde iniciamos a nossa romaria, que culminou com a chegada na Praia do Cortado e, festivamente, encerrou aqui, com a celebração da Santa Missa, num grande hino de louvor a Deus pelo dom da criação, pelo dom da obra que Deus criou e confiou ao homem para bem governar e administrar” declarou o bispo.
Dom Canísio disse que a celebração se deu em gratidão a Deus pela criação da natureza e pelo aniversário de Sinop, fazendo menção dos que traçaram uma história de sucesso a Sinop. “Lembramos também, todos os que já partiram, que fizeram sua história aqui, que semearam essa semente da unidade, do amor e da paz, desse município pujante, que essa semana comemora 51 anos. Que Deus continue abençoando”, finalizou.
O prefeito Roberto Dorner, participou da romaria e da missa campal e destacou a importância de unir uma multidão pela fé em uma missão tão importante. “Muito importante essa romaria porque ela traz a fé do povo, dos que tem realmente a fé católica. Isso é muito importante para nós e para Sinop também, que está comemorando seus 51 anos. Para nós é uma alegria trazer uma multidão de gente para beira do rio e fazer uma romaria e celebrando essa missa ao ar livre. Isso aqui é muito importante”, comentou ele.
O vice-prefeito Paulinho Abreu destacou que esse primeiro dia de festividade é voltado ao público católico. Ele lembrou que o dia começou com uma romaria e missa campal, e terminará com um show evangelístico católico, com padre Reginaldo Manzotti no Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte). Esse show é antecedido pela cerimônia oficial de abertura dos 33º Jogos Olímpicos e 2º Jogos Paralímpicos de Sinop, iniciando às 18h.
“Primeiro dia católico, começando hoje com a romaria que já foi sucesso. Todos os barcos seguiram tranquilamente. Uma linda missa com um grande público. Estamos iniciando as festividades com chave de ouro e convido a população a continuar participando. Hoje à noite tem um grande show com padre Reginaldo Manzotti, que é para que esse público católico continue participando”, avaliou.
A diretora de Turismo da Prefeitura de Sinop, turismóloga Leidiane Viegas, comemorou o resultado do evento e lembrou que todo o sucesso se deve, principalmente, à união das forças de segurança que garantiu um transcorrer dentro das expectativas, para que o momento de devoção e fé da população fosse tranquilo e acolhedor.
“Iniciamos de uma forma muito especial as festividades de 51 anos de Sinop, com esse lindo momento no Rio Teles Pires, que é tão emblemático para nós. Falamos muito da pesca esportiva, do ecoturismo, da preservação e agora a gente traz o turismo religioso para Sinop. Superamos o número de embarcações do ano passado, com apoio incondicional da Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Sema, Polícia Federal, e todos os órgãos de segurança, para que nós pudéssemos entregar um evento, não só bonito, mas também seguro para população”, avaliou ela.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.