O restaurante popular deve começa a funcionar somente a partir de julho do ano que vem servindo refeições ao custo aproximado de R$ 1,50, com o propósito de atender trabalhadores de baixa renda, estudantes, aposentados e moradores de rua. A projeção é do secretario de Finanças e Orçamento, Silvano Amaral, que destacou, ao Só Notícias, conclusão da obra em mais 11 meses para posteriormente ser feito o atendimento. O prazo foi fixado em contrato com a empresa responsável.
A administração municipal investe cerca de R$ 1,5 milhão oriundos de governo federal, por meio Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, na obra que está sendo construída em seu antigo estacionamento, cujo convênio foi firmado ano passado. Os restaurantes populares autorizados pelo governo, em municípios com população acima dos 100 mil habitantes e em Mato Grosso, apenas Cuiabá e Várzea Grande possuem unidades.
Conforme Só Notícias informou, em julho de 2009, a Câmara de Sinop aprovou a criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) que servirá de base para a construção do restaurante. Formado por representantes da sociedade civil organizada e representantes da prefeitura, o objetivo é garantir alimentação de boa qualidade para pessoas carentes.