Dados do boletim agroclimatológico do Instituto Nacional de Metereologia (INMET) divulgados, ontem, mostram que Sinop teve a maior temperatura média de Mato Grosso no mês passado, 33,6º e a terceira maior do Centro-Oeste, atrás de São Miguel do Araguaia (GO), com 34,9º, e Porangatu (GO), com 34,2º.
O prognóstico climático indica aumento de temperaturas e progressiva perda de umidade no solo no Nortão, a partir deste mês até setembro, quando os estoques hídricos permanecem inferiores a 30% em todo o período. O déficit hídrico também avança em amplas áreas do Nortão. Tais condições devem reduzir a disponibilidade hídrica no solo para milho safrinha em maturação.
Os dados ainda indicam volumes de chuva abaixo da média no período, em todo Mato Grosso, com redução de até 30 mm em relação à média histórica e alertam para diminuição da umidade relativa do ar que, consequentemente, favorece o aumento da incidência de queimadas e incêndios florestais, bem como o aumento de doenças respiratórias.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.