PUBLICIDADE

Sinop registra aumento nos números de focos de incêndio

PUBLICIDADE

Desde o início do período proibitivo das queimadas em Mato Grosso, no dia 15 de julho deste ano, Sinop já registrou 231 focos de incêndio. Um grande aumento se comparado com o mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados apenas 23 casos. Estes dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)

O coordenador da Brigada contra Incêndio de Sinop, José Aparecido Lemos, afirmou que o ano é marcado pelo crescimento dos focos de calor. “Este ano a seca pegou mais e a população põe fogo nas coisas. Isso, junto com um vento forte, facilmente espalha o fogo para áreas de mato seco, capim e causa o incêndios”.

Ele faz um apelo para que haja conscientização das pessoas, de não atearem fogo em lixo ou qualquer outro lugar potencial a um foco de incêndio. Também alerta para os casos onde houver flagrante, pois o responsável pelo fogo será autuado. “Se pegarmos colocando fogo, vamos segurar até a polícia chegar e levar preso, pois, além do risco à sociedade, também é crime”.

O aumento nos números de foco de incêndio não é exclusivo a Sinop. Em todo o Estado, para o mesmo período, foram 15.072 casos no ano passado, enquanto este ano o número chega a 63.386.

A equipe da brigada contra incêndios de Sinop está com novo número de atendimento de plantão. A população poderá solicitar serviço de combate contra incêndio junto aos brigadistas através do telefone (66) 99644-8339. Os casos de denúncias de incêndios criminosos devem ser comunicados no telefone 0800 647 6900. 

São nove brigadistas compondo a equipe. Sete prestam socorro dentro do perímetro urbano e tem a base no Parque Florestal da cidade. Na área rural, dois brigadistas atendem as ocorrências com auxilio do Corpo de Bombeiros, e a base está localizada na Gleba Mercedes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Atendentes do CIOSP em MT entram em greve e terá efetivo reduzido; secretaria se manifesta

Trabalhadores da empresa responsável pelos atendimentos telefônicos emergenciais da...

Maior temperatura média de Mato Grosso no mês passado foi registrada em Sinop, aponta Inmet

Dados do boletim agroclimatológico do Instituto Nacional de Metereologia...

Unemat Sinop oferta 81 vagas em quatro mestrados profissionais

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus...
PUBLICIDADE