Sinop sedia, hoje e amanhã, o 2º Seminário Regional de Recursos Hídricos do Mato Grosso – Região Hidrográfica Amazônica. Projetos desenvolvidos em Áreas de Preservação Permanente (APP) e reservas legais, na bacia do Rio Teles Pires, serão apresentados pelos municípios da região Norte.
Um deles é desenvolvido na região de Alta Floresta pelo Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso e Instituto Brasileiro de Integração Sócio-ambiental. Um plano piloto de reflorestamento vem sendo desenvolvido em 40 pequenas propriedades, com até 150 hectares.
Outro vem sendo executado em Lucas do Rio Verde, desde dezembro. Nesta etapa, estão sendo recuperadas 694 nascentes localizadas em cerca de 700 propriedades do município. Um plano de conservação deve ser implantado, visando o isolamento e proibição da atividade agropecuária dentro dos seus limites a partir da próxima safra.
A gestão dos recursos hídricos no Estado será abordada pelo superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Luís Henrique Magalhães Noqueli. Outros temas são o ‘planejamento da paisagem da bacia Manissaua-miçu, no Xingu’ e o ‘monitoramento do rio Teles Pires’.
Participarão representantes de municípios de toda a região Norte. A abertura será hoje, às 19h30, na Câmara de Vereadores. As atividades continuam amanhã, das 08 às 18 horas. As inscrições para participação e exposição de trabalhos deverão ser feitas na Diretoria Regional da Sema, que organiza o evento, em comemoração aos 10 anos de sancionamento das políticas estadual e federal de recursos hídricos.