sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: projeto quer aliar expansão urbana com crescimento verde

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

A secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, por meio de parcerias, está desenvolvendo ações para manter uma cidade arborizada, melhorando a saúde pública e diminuindo as chamadas ilhas de calor e a sensação térmica, essas últimas acentuadas, principalmente, pela expansão urbana. “A nossa ideia é instituir projetos que também se preocupem em difundir a arborização na cidade, minimizando o cenário do concreto. Temos apoiado iniciativas de sucesso que já vêm sendo operadas, a exemplo do projeto Floresta Urbana, idealizado por profissionais de diferentes áreas e instituições no município”, pontuou a secretária da pasta, Ivete Mallmann.

Dados apontam que só no ano passado, mais de 461,7 mil metros quadrados foram construídos, segundo o Núcleo de Projetos (Prodeurbs), da prefeitura. Já a emissão de alvarás para construção, no último ano, registrou o melhor desempenho desde 2012, totalizando 1.794 documentos.

“Isso significa mais pedreiros contratados, mais cimento, mais tijolos, mais pedra, mais areia e mais dinheiro circulando no comércio local”, apontou Paulo Abreu, diretor do Prodeurbs, ao lembrar que esses números também influenciam indicadores do município como o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH – 0,754/ 2010) e a composição do Produto Interno Bruto (PIB).

Embora sejam motivos de comemoração, os dados positivos também acendem um sinal de atenção para outro eixo do desenvolvimento: a necessidade de se crescer em âmbito verde, a partir da arborização. “A gente percebe que a própria sociedade já desperta para essa conscientização, por isso, não só no mês do Meio Ambiente, quando são realizadas diversas atividades de cunho pedagógico, orientativas e de conscientização, mas em todo o ano com ações especificas para a melhoria do cenário em nossa cidade, aliando assim o desenvolvimento ao cuidado com o meio ambiente”, destacou Ivete Mallmann.

Na última semana, foi lançada uma parceria entre a prefeitura e o Cartório do 2º Ofício Extrajudicial, o projeto  “Para cada criança nascida, uma árvore plantada”. A ação vista aproveitar outro contexto no qual Sinop também se destaca – o número de crianças nascidas no município – e, então, ampliar a presença de árvores no cenário urbano. Assim, se depender do número de nascidos e registrados em Sinop, por ano, mais de três mil árvores podem ser introduzidas à paisagem da cidade.

“Se conseguirmos atingir essa meta, futuramente, teremos uma cidade arborizada. Nossa cidade já é uma cidade verde, mas tendo em vista o crescimento de área construída, temos que correr para ter uma cidade fresquinha e, acima de tudo, verde”, destaca a tabeliã responsável pelo 2º Ofício, Maria Antonieta Cabral.

Nos últimos seis meses, 1.710 crianças nasceram e foram registradas em Sinop, apontam dados do Cartório. Só em abril, o número totalizou 334. A primeira das mudas entregues pelo projeto ganhou, inclusive, um nome. Homenageia a pequena Elisa, filha do vendedor Wagner Lagassi da Silva. No instante em que se dirigiu ao cartório para registrar a criança, ele já recebeu seu exemplar de Ipê e que será plantado em área à sua escolha. “É um presente de Deus, primeiramente, um filho. E a gente chega aqui [no cartório] e tem uma surpresa, um Ipê. Isso é gratificante”.

Nessa parceria, as mudas de plantas nativas, frutíferas ou aquelas específicas para o contexto de arborização originam-se do viveiro mantido pela secretaria de Meio Ambiente, no Parque Florestal. Para ter acesso aos exemplares, além daquelas unidades que serão distribuídas pelo próprio cartório, em sua sede, o cidadão pode, a partir do registro da criança, solicitar uma unidade à Secretaria de Meio Ambiente, localizada à rua das Amendoeiras, 327, no Centro.

A iniciativa conta com o apoio da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB-Sinop. No município, o código de parcelamento de solo estipula que, quando da construção de novos loteamentos, as empresas responsáveis devem apresentar projetos urbanístico e paisagístico indicando, por exemplo, a arborização a ser realizada no empreendimento. Já para o cidadão, o Código de Obras especifica que 60% da área do terreno podem ser ocupados com construções e, outros 40%, destinados à área permeável. Essa é destinada, por exemplo, ao plantio de árvores diversas, mudas, entre outras plantas.

Só em 2018, a prefeitura realizou a distribuição e plantio de 10 mil mudas de árvores em diferentes áreas do município, bem como em regiões rurais abrangidas pelos projetos de recuperação de área degradada, a partir do projeto Interação de Saberes na Agricultura Familiar.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Apostador de Mato Grosso fatura quase R$ 50 mil na Mega-Sena

O apostador de Tangará da Serra (252 km de...

Caminhoneiro encontra jiboia “escondida” em carreta no Nortão

Um caminhoneiro avistou a jiboia-constritora (boa constrictor) durante parada...

Ciclista é atropelado por carro em Sinop

O atropelamento de um ciclista por um automóvel, marca...

Incêndio em quadro elétrico causa estragos a madeireira no Nortão

As chamas de alastraram pelo setor de máquinas numa...
PUBLICIDADE