O trabalho da Brigada Municipal Mista de Sinop desenvolvido na Gleba Mercedes, que no período proibitivo de queimadas do ano passado conseguiu reduzir a zero o número de incêndios na localidade, é finalista, na categoria destaque, do concurso Melhores Práticas de Sustentabilidade na Administração Pública, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente. O projeto sinopense concorre com outros dois programas e o resultado final sai dia 23 de agosto.
O secretário-executivo do Comitê de Gestão do Fogo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), coronel Bombeiro Paulo Barroso, comemora o resultado alcançado principalmente porque a eliminação dos focos de queimada foi entre 15 de julho a 15 de agosto do ano passado, no período proibitivo e mais crítico devido à seca em Mato Grosso e num período em que o estado registrou aumento de 60% nos focos de calor. “A população entendeu a importância de evitar o incêndio naquele período, que queimava a roça deles, queimava a produção deles, ameaçava as benfeitorias e os animais, e não teve incêndio”, declarou ao Só Notícias.
O resultado, explicou Barroso, só veio no terceiro ano de projeto após a Brigada romper a barreira da desconfiança dos produtores rurais da Gleba Mercedes com um trabalho que ocupa 77% do seu tempo em prevenção e que se diferencia das atividades reativas praticadas pelos bombeiros militares em todo o mundo.
“O bombeiro militar chega ao trabalho, se confere seu equipamento, faz um treinamento de meia hora e espera ser acionado para trabalhar. Já o bombeiro da Brigada Mista chega ao trabalho, confere seu material e vai atrás do foco de calor que foi monitorado pela nossa sala de situação. Então, ele sai de manhã com o GPS para fiscalizar esse foco de calor, que nem sempre é incêndio, mas às vezes é. Chegou lá no foco de calor, se for incêndio, ele combate. Se não for incêndio, ele já orienta a população local”, explicou Barroso.
A Brigada Mista é composta por dois bombeiros militares e seis civis. A intenção é utilizar os resultados alcançados na Gleba Mercedes para ampliar o trabalho em outras localidades.