A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Sinop realiza, na segunda-feira (31), a entrega das carteirinhas e cartilhas aos profissionais que atuam no plantio, poda e recolhimento de árvores. O projeto, que visa regulamentar a atividade, teve início em dezembro do ano passado com uma palestra sobre arborização urbana. Mais de cem profissionais autônomos se regularizaram e o cadastramento pode ser feito até a próxima segunda.
"Muitas pessoas realizam a poda de forma errada e jogam o material em terrenos baldios. A partir de agora só poderão efetuar este trabalho a empresa, o profissional e o cidadão autônomo que atuar de forma adequada e possuir a carteirinha de credenciamento junto a Secretaria", explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Rogério Rodrigues.
A carteirinha terá validade de dois anos e o profissional que não estiver regulamentado será notificado e autuado. "Depois de organizada a classe a intenção é montar uma associação ou até mesmo uma cooperativa para unir esse pessoal e conseguir maior renda com o aproveitamento dos resíduos", disse o secretário ao ressaltar que "folhas, restos de grama e árvores podem ser usados para a produção de adubo orgânico".
A entrega será realizada no plenário da antiga Câmara Municipal, ao lado da prefeitura a partir das 8h30.