Representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso se reuniram, ontem, com cerca de 200 produtores rurais, apresentaram e debaterem o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) que auxilia o trabalhador do campo a financiar terra, instalação para casa, como luz, água e esgoto, preparação de solo e compra de implementos.
De acordo com o agrônomo, com o programa o produtor poderá financiar até R$ 50 mil com carência de 36 meses e 20 anos para pagar, Além da taxa de juros ser cerca de 3% menor que as dos demais bancos. A taxa de juros ao ano, nesta modalidade, é de 4%, em outros seria 12%.
Conforme Só Notícias já informou, Sinop é o município matogrossense que tem o maior número de habitantes em áreas rurais – assentamento, comunidades, sítios, chácaras e fazendas, 19.347 moradores, o que representa 17,11% do total. A Secretaria Municipal de Agricultura aponta que são 10 comunidades rurais, com cerca de 600 produtores, 20 áreas com chácaras, com aproximadamente 200 propriedades e um assentamento, onde residem cerca de 500 famílias.
Os principais produtos oriundos dessas regiões como assentamentos Gleba Mercedes, Comunidade Selene, Campo Verde, Adalgiza entre outros são o abacaxi, banana, melancia, pepino, hortaliças, leite e seus derivados, além de soja, milho, arroz e algodão, que são as grandes culturas. Os produtores também criam suínos, gado de corte, galinhas, peixes e fortalecem a produção de mel.