terça-feira, 22/julho/2025
PUBLICIDADE

Sinop: produtores questionam dados de balança de concessionária da MT-220 e Inmetro faz auditoria

PUBLICIDADE
Só Notícias/Wellinton Cunha com Fabiano Marques (foto: Só Notícias/Fabiano Marques)

A equipe técnica do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) fez, hoje de manhã, auditoria na balança de pesagem de carretas e caminhões no posto da concessionária da MT-220 (Sinop a Juara), cerca de 40 km de Sinop. Alguns produtores rurais e madeireiros questionam os dados apresentados pela balança e apontam que seria maior que o peso calculado nas suas propriedades. Diversos deles estão recebendo autuações por excesso de peso.

O produtor rural Moacir Volkeis, um dos que contestam o sistema de pesagem, fez duras criticas com os dados fornecidos pela concessionária. ” Isso aqui é uma fábrica de multa e humilhação para quem trabalha. Isso está acontecendo porque eu sou prova viva disso porque eu tenho transporte e meus caminhões passaram vazios aqui e deu excesso entre eixos. O que que tu me explica isso? No Estado de São Paulo nunca vi isso, Goiás eu nunca vi isso, e tem balança de eixos para todo lado. Mas eu nunca recebi uma multa, como acontece na 220”, disse.

O Inmetro também visitou fazendas da região, fazendo pesagem de alguns caminhões que, depois, também serão pesados na balança do posto para efeitos comparativos.

Outro lado
O advogado da concessionária, Cleiton Silva, disse que a operação da balança está suspensa há pelo menos duas semanas, após pedido da Agência de Regulação dos Serviços Públicos (AGER), até que saia o resultado da auditoria do Inmetro. “Caminhoneiros, todos os produtores, madeireiros, quando eles pesam os veículos nas propriedades rurais no ‘balanção’, está dentro do limite de peso”. “Aqui, a balança funciona por pesagem de eixo, então, todo o eixo que passa é categorizado e, se tiver um excesso naquele conjunto de eixo, o agente autuador – frisa-se aqui, o policial militar – lavra a autuação”, explicou. A concessionária não emite autuações e “não recebe um real da autuação que ela trata aqui. A única obrigação nossa pelo contrato de concessão é colocar o modelo de balança exigida em contrato, que é o modelo que aí está, e disponibilizar todo o posto e toda a infraestrutura para a Sinfra (secretaria estadual de Infraestrutura)”.

A pesagem por eixo é o processo de medir o peso de cada eixo de caminhão ou carreta, para garantir que a carga esteja distribuída corretamente e dentro dos limites permitidos pela legislação para evitar danos no asfalto.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colisão entre motos na BR-163 em Sinop deixa dois feridos

Dois motociclistas ficaram feridos esta noite após uma colisão...

Prefeitura de Sinop suspende convocação para cargo de concurso após decisão judicial

A prefeitura de Sinop suspendeu a convocação de candidatos...

Colisão entre carro e duas carretas interdita BR-163 em Nova Mutum

A BR-163 foi interditada, esta tarde, em Nova Mutum...

Homem é detido acusado de perseguir e bater em carro da ex-companheira em Sorriso

Um homem foi detido pela Polícia Militar esta tarde...
PUBLICIDADE