PUBLICIDADE

Sinop: procurador afirma que Socioeducativo irá sanar falta de vagas; “invés de serem liberados”

PUBLICIDADE
Só Notícias/Kelvin Ramirez (fotos: Só Notícias)

O procurador de justiça especializada na defesa dos direitos da criança e do adolescente em Mato Grosso, Paulo Roberto Jorge do Prado, destacou a importância da implantação do Centro de Atendimento Socioeducativo masculino, inaugurado ontem em Sinop, no bairro Jardim Jussara. Ele disse que a unidade resolverá um problema antigo em que menores infratores eram mantidos em liberdade por falta de vagas.

“Isso aqui é fruto de uma ação do Ministério Público que durou 20 anos, fizemos um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Aqueles adolescentes que fazem ato infracional de roubo, homicídio, latrocínio, invés de serem liberados por não existir um local para cumprir a medida socioeducativa, eles vão ficar agora nesse local e aqui trabalharemos a ressocialização com assistentes sociais e psicólogos”, disse.

Conforme Paulo Prado, serão encaminhados adolescente envolvidos em crimes graves. A unidade tem 60 vagas, sendo 20 delas destinadas a menores que foram transferidos do Socioeducativo até então localizado na avenida das Figueiras, que será desativado. “Nos casos do adolescente ser de alta periculosidade temos um local para mantê-los recolhidos. Aqui é para infrator que praticou homicídio, roubo seguido de morte e estupro. São infratores de alta periculosidade que irão para esse local”, acrescentou.

O secretário estadual de Segurança Pública, César Roveri, ressaltou que a unidade não apenas manterá os menores sob custódia, como também oferecerá oportunidades de ressocialização, através de atividades de trabalho, educação e lazer. Além disso, deverá receber adolescente de várias cidades da região. “É importante não só para Sinop, vai atender desde Nova Mutum até Guarantã do Norte. Esses menores infratores terão um local para se ressocializar, fazer treinamento, temos colheitadeiras em parceria com a Embrapa, Empaer e com a Universidade Federal de Mato Grosso. Melhorando a condição do servidor para ele trabalhar e dar condição para que o menor possa vir e se ressocializar e participar da rotina. Tem hora de acordar, ir trabalhar e ir para sala de aula”, concluiu.

A unidade quatro salas de aula, campo de futebol, dois solários de 547 metros cada, gerador de energia e guarita. Foram investidos R$ 14,3 milhões na obra e o governo do Estado está investindo mais R$ 2 milhões no aparelhamento das instalações.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista bate em lateral de ponte e morre em Mato Grosso

Um homem identificado como Sandovaldo Santos Alves, de 55...
PUBLICIDADE