terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: prefeitura lança projeto em escolas municipais com troca de recicláveis por ‘dinheiro’ e compra materiais escolares

PUBLICIDADE
Só Notícias

As secretarias de Meio Ambiente e de Educação lançaram o projeto coleta seletiva em 100% das unidades públicas municipais buscando incentivar os 17 mil alunos da rede municipal de educação a trocar matérias recicláveis por dinheiro fictício, o “Sinopinho”, que poderá ser usado para comprar produtos de papelaria, como canetas, lápis de cor, cadernos e outros matérias escolares.

A cada cinco unidades de produtos para a coleta, as crianças ganharão um real sinopinho e que poderá ser trocado por materiais escolares na Casa do Papai Noel, que fica localizada na Praça da Bíblia, tão logo a lojinha esteja montada e o projeto em já em operação dentro das escolas.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Ivete Mallmann, explicou que os trabalhos iniciam com os professores e coordenadores das escolas para que se tornarem multiplicadores e, em seguida, orientarem os alunos para que eles entendam e aprendam a manusear a separação dos materiais arrecadados.  “Vamos começar a trabalhar dentro das escolas para que isso reflita no cotidiano de cada aluno, dentro da casa, no entorno, com quem ele convive, com os familiares. Para que, a partir deles, possamos fazer uma mudança cultural. Então, vamos apresentar a eles a importância que tem uma mudança de costume no nosso município e que o lixo domiciliar pode ser reutilizável”, expluca.

Uma empresa comprará os produtos. O diretor João Luiz Crosara enalteceu a ação da prefeitura com o programa que considera mudança cultural da forma correta. “O projeto é muito assertivo porque inicia com a base, com a raiz, trabalhando nas escolas com as crianças e que são motivadores dentro das nossas casas. Então, ficamos muito felizes com a iniciativa da Prefeitura de começar o projeto dessa forma, da forma certa”, diz.

O projeto é uma indicação do vereador Joaninha, que também esteve presente no lançamento. “A gente vem trabalhando bastante nesse sentido. E, esse com certeza, será um projeto de muito sucesso porque se trata de uma tema muito importante, que é a reciclagem, mostrando para as crianças não só a valorização do dinheiro, mas também a importância da reciclagem no dia a dia”, expôs.

Para animar as crianças durante a campanha será realizado a escolha do mascote da Coleta Seletiva, que irá auxiliar nos trabalhos pedagógicos e de orientação nas escolas. A unidade escolar com o maior número de arrecadação será premiada.

A informação é da assessoria da prefeitura.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum: prefeitura vai ampliar cemitério

A administração municipal vai contratar empresa especializada, dia 13...
PUBLICIDADE