A Prefeitura de Sinop já arrecadou R$ 11,5 milhões do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), ou seja, 45% do valor estipulado. Neste ano, o valor total lançado para recolhimento foi de R$ 25,4 milhões e a primeira parcela venceu no dia 14, mesma data para quem preferiu pagar em cota única com desconto de 15%.
O imposto deste ano não teve aumento e sim um reajuste de 5,91% por conta da “correção da inflação”, conforme explicou, ao Só Notícias, o secretário municipal de Finanças, Teodoro Lopes, o “Dóia”.
No ano passado, a inadimplência dos contribuintes ficou abaixo de 17%. Um levantamento dos percentuais concedidos em várias cidades no Nortão, apontou que Sinop ofereceu um dos menores desconto à vista: 15%.
Lucas do Rio Verde oferece 35% para quem pagar até 9 de maio. Até 25 de junho, o abatimento é de 25%. Em Alta Floresta, que cobra a primeira parcela em 15 de maio, o desconto é de 25%. Os que pagarem em três vezes terão 20%.
Sorriso tem critérios diferentes na cobrança do imposto, variando de um bairro para outro. O desconto médio à vista é de até 20%. Rondonópolis, o maior município da região Sul, está concedendo 20% à vista.