sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: prefeitura faz chamamento para regularização do trabalho ambulante

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

A prefeitura de Sinop está realizando um chamamento aos profissionais que atuam em atividades de comércio ou prestação de serviços ambulantes nas ruas do município para que, até o próximo dia 3 de fevereiro, procurem a sede do executivo e realizem a atualização documental ou regularização, em caso de pendências. A medida visa assegurar a organização do setor e o atendimento as exigências para a realização do ofício.

Desde a vigência da Lei Complementar de 26 de setembro deste ano, que definiu e estabeleceu que a pós a publicação, os ambulantes teriam 120 dias para regularizarem sua situação perante os órgãos públicos municipais.

Para atuar nas ruas da cidade a categoria deve dispor de alvará e cumprir as determinações instituídas pela lei complementar quanto ao locais e horários. De acordo com a legislação, o exercício do comércio ambulante depende, sempre, de prévio licenciamento da fiscalização municipal e pagamento da taxa de fiscalização para licença de comércio ambulante, conforme código tributário municipal. O vendedor não licenciado ficará sujeito à apreensão da mercadoria encontrada em seu poder.

O ambulante é obrigado a manter o alvará municipal sempre em seu poder para ser exibido à fiscalização, quando solicitado, devendo ainda manter seus dados atualizados, mesmo quando houver qualquer modificação nas características do exercício da atividade, ou quando houver renovação da licença.

Com a nova lei foram realizadas alterações no horário e locais onde podem ocorrer o exercício do comércio. O horário de funcionamento permitido será das 7h às 18h e, nos casos de venda de produtos alimentícios que utilizam a via ou logradouro público, das 7h às 23h59, limitando ao uso de 8 mesas e 32 cadeiras, respeitando os locais estabelecidos na lei.

Entre os critérios a serem observados pelos profissionais diz respeito, também, à não instalação ou localização fixa, bem como a construção de sedes nos pontos onde o comércio ambulante é realizado.

Segundo a lei, é vedada a atividade ambulante no quadrante que compreende as avenidas dos Ingás, dos Tarumãs, dos Jacarandás e das Palmeiras e na extensão que compreende a avenida Dom Henrique Froehlich até a Avenida André Maggi, exceto a venda de produtos alimentícios. Proíbe-se, também, a atividade nos pontos que estejam a uma distância mínima de 200 metros de outras feiras de alimentação ou turística promovidas pelo próprio município ou de outros pontos de comércio gastronômico, salvo em dias e horários diferenciados.

A legislação também veda o tráfego de veículos do comércio ambulante que utilizem som amplificado, no período entre as 18h do sábado e às 8h da segunda-feira, a utilização de tendas, toldos, coberturas fixas ou móveis em ruas públicas, entre outras determinações.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Atividades culturais serão expandidas em Sorriso com criação de polo

A prefeitura homologou dispensa de licitação para locação de...

Criança recebe alta da UTI após receber coração doado por menina que faleceu em MT

O Hospital da Criança de Ribeirão Preto (SP) confirmou...
PUBLICIDADE