sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop prefeitura está informatizando sistema de empréstimos de livros na biblioteca municipal

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A secretaria de Educação, Esporte e Cultura está informatizando o sistema de empréstimo do acervo da Biblioteca Pública Municipal de Sinop professora Regina Helena Bongiovani Moscatto. Desta forma, ele passará do modo manual para o computadorizado. A iniciativa é fruto do projeto de inserção social “Informatização da Biblioteca Municipal de Sinop: contando e fazendo história no patrimônio local”, desenvolvido por  mestrandos do Programa de Pós-graduação em Letras da Unemat, campus Sinop.

O espaço, que há 32 anos existe em Sinop, realiza, diariamente, uma média de 120 empréstimos de livros. Atualmente, a biblioteca conta hoje com um acervo que já passa de 25 mil volumes entre livros didáticos, literários, revistas, livros em braile e mídias de áudio e vídeo, formado por exemplares adquiridos pela prefeitura do município, além de doações da comunidade, Biblioteca Nacional e Biblioteca Estadual. O local dispõe ainda de computadores com acesso à internet e local para estudos e uma equipe interdisciplinar comprometida com a formação de leitores e mediadores de leitura.

O trabalho de informatização é desenvolvido por funcionários da biblioteca e a equipe de estudantes, juntamente com quatro bibliotecários voluntários da Unemat, do Instituto Federal, Embrapa e de uma universidade particular que realizam a análise técnica, além de limpeza e identificação dos materiais. A segunda etapa a ser desenvolvida será classificação, catalogação e etiquetagem dos livros que serão inseridos em um sistema que, além de agilizar o processo de organização dos livros, também acabará com as antigas fichas de cadastro, pois todos os serviços referentes aos empréstimos, devoluções, multas e relatórios, serão transferidos para o banco de dados da biblioteca.

Segundo a coordenadora do PPGLetras, Leandra Santos, todas as turmas do programa desenvolvem projetos de inserção social, além das pesquisas e dissertações, que são atividades intrínsecas aos programas de mestrado. “Os projetos sociais são uma maneira de estreitar ainda mais a relação entre a universidade e a comunidade. A cada ano temos uma nova proposta sendo desenvolvida e esse é um dos diferenciais do nosso programa”, destacou.

Todos os funcionários do local receberão treinamento. “É uma ação importante, um marco para a nossa biblioteca, nossa a equipe irá trabalhar com um sistema funcional, que trará maior agilidade na realização dos empréstimos, otimizando o tempo, haverá assim, uma atualização dos nossos servidores sobre o trabalho no espaço”, declarou o diretor de Cultura de Sinop, Daniel Coutinho, por meio da assessoria.

A biblioteca funciona de segunda a sexta entre 7h30 e 18h, e está localizada na rua das Nogueiras, no centro de Sinop.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria estuda medidas para ampliar segurança de motoristas de aplicativo em MT

A secretaria estadual de Segurança Pública (Sesp-MT) criou hoje...

Lula homologa terra indígena com 32 mil hectares em Mato Grosso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da...

Tribunal de Justiça faz concurso com 161 vagas para cartórios em Mato Grosso

O Poder Judiciário de Mato Grosso realizará, neste ano,...

Bombeiros devolvem à natureza tamanduá resgatado ferido em escola de Mato Grosso

Um tamanduá-bandeira foi devolvido à natureza ontem após ser...
PUBLICIDADE