A assessoria da prefeitura retificou, há instantes, a informação que havia repassado ao Só Notícias que havia iniciado cadastramento para financiamento dos apartamentos que serão construídos em Sinop. Inicialmente, informou que estaria iniciando hoje o cadastramento. Porém, foi feita nova análise dos critérios do Programa Minha Casa, Minha Vida, considerando que será o 1º conjunto habitacional vertical, e a a Secretaria de Assistência Social vai definir outro prazo para abrir o cadastramento.
O contrato que viabilizou o convênio para construir 1.440 unidades foi assinado, sexta-feira à tarde, pelo prefeito Juarez Costa e o superintendente de uma instituição financeira em Mato Grosso, Carlos Roberto Pereira. Serão construídas ao longo da MT-140, que dá acesso a Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop).
O projeto dos apartamentos é inovador, já que no município ainda não há conjunto habitacional popular verticalizado. O critério para aquisição deve ser o mesmo das casas populares. O valor de cada imóvel fica em torno de R$ 61 mil que poderá ser pago em até 120 vezes com parcelas de 5% da renda bruta familiar. Os imóveis devem ser destinados às pessoas cadastradas pela prefeitura e integrantes de programas do governo.
A construção dessa primeira etapa, de um total de 3.440, aprovada pelo Ministério das Cidades, pode começar ainda este ano. A previsão feita pelo gestor, no início do mês foi de 40 dias após a assinatura do contrato.
Conforme Só Notícias já informou, inicialmente, a estimativa era pela construção de 4 mil apartamentos. O prefeito explicou que houve uma redução para ampliar a área institucional para aumentar os equipamentos públicos, escolas, creches.
(Atualização de conteúdo às 09:39h)