Geral

Sinop: prefeita inaugura banco de empréstimo de cadeira de rodas para vítimas de traumas

A prefeitura inaugurou hoje o banco de empréstimos de equipamentos que serão destinados a pacientes da rede pública de saúde, vítimas de traumas – que necessitam dos materiais por um tempo determinado e começa a funcionar com 13 cadeiras de rodas, 20 bengalas canadense, 10 andadores, muletas e já está em processo licitatório a compra de 10 cadeiras de banho.

O serviço será prestado junto à sapataria ortopédica do município, que fica localizada na Avenida André Maggi, anexo à Farmácia e Laboratório Regional, com atendimento de segunda-feira a sexta-feiras. Para obter é preciso laudo médico, documentos pessoais e comprovante de endereço.

A prefeita Rosana Martinelli expôs que é mais uma inovação da saúde municipal, “um serviço que estamos [gestão] ofertando à comunidade. A nossa equipe está pronta e preparada para servir as pessoas e, para isso, é muito importante o que estamos fazendo hoje ao aumentar os serviços que darão uma melhor qualidade de vida para os cidadãos sinopenses e atenderão as pessoas que precisam desse suporte, pois a maioria não tem condições de fazer uma aquisição definitiva. Então, fica à disposição o banco de empréstimos, afinal, nosso objetivo é ampliar cada vez mais os atendimentos da saúde para a população”.

Para o secretário municipal de Saúde, Gerson Danzer, o serviço é fundamental, principalmente, por conta dos altos índices de acidentes de trânsito, ocorridos em Sinop. “A maioria dos acidentes é com motociclistas que acabam sofrendo fraturas e, consequentemente, necessitam dos acessórios por um período determinado. Dado a isso, vamos ofertar mais esse suporte para que esses munícipes possam ter uma boa qualidade de vida”, aponta.

A ação tem apoio do vereador Joaninha que, por meio de emenda impositiva, destinou R$ 80 mil para a aquisição dos materiais da sapataria ortopédica e do banco de empréstimo. “A Sapataria está sendo um sucesso e banco de empréstimos também será. Inclusive, esse serviço foi um pedido que a gente fez juntamente ao pessoal da sapataria ortopédica ao secretário. A gente ficou sabendo da necessidade e a prefeita Rosana Martinelli fez a destinação do dinheiro para esses equipamentos que, com certeza, serão bem aproveitados pela população de Sinop”, disse Joaninha, através da assessoria.

O banco de empréstimo também aceita doações e quem dispor de qualquer um desses equipamentos pode entrar em contato com a unidade. A equipe buscará o material e, se for necessário, passará por uma reforma para que possa ser útil a outro paciente.

A prefeitura reativou este ano a sapataria ortopédica onde é confeccionada, de forma gratuita à população, palmilhas, dorsiflexores, adaptações em órteses e até é feito o conserto de próteses. A unidade atende pessoas com diversos problemas tais como pé plano (pé chato), com esporão de calcâneo, diabéticos e hansenianos que estão com sequelas causadas pela doença, dentre outros.

A informação é da assessoria.

Só Notícias (foto: assessoria)