sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: postos de saúde funcionarão até às 22h para atender pacientes com suspeita de dengue e ‘desafogar’ UPA

PUBLICIDADE
Só Notícias/David Murba (foto: Só Notícias/Guilherme Araújo - atualizada 11:44h)

Os postos de saúde dos bairros Maria Vindilina 2, Jardim Jacarandás e Sabrina terão atendimento estendido a partir de amanhã e funcionarão até às 22h, de segunda a sexta-feiras. Excepcionalmente, os postos do Jardim Violetas e Menino Jesus também terão expediente aos sábados. O anúncio foi feito, esta manhã, pela prefeita Rosana Martinelli, como estratégia para desafogar à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da avenida André Maggi, que está superlotada e não consegue atender em um menor tempo a demanda.

Ontem, 9 pacientes que estavam na UPA em casos mais graves, foram transferidos ao Hospital Regional. Do dia 1º ao dia 20 desse mês, o município registrou 419 casos de dengue, desses 14 tiveram sinais de alarme e 4 são considerados graves. E, ainda, foi confirmado um óbito por causa da doença e dois estão sob investigação.

“Estamos tomando essa atitude porque a gente sabe da preocupação. A Unidade de Pronto Atendimento não comporta o volume de pessoas que está procurando para casos de dengue -mais de 200 dias fora as outras demandas. Para amenizar essa situação vamos ter esses cinco postos de saúde fazendo esse horário estendido sem horário de almoço, livre demanda. Você está com suspeita que é dengue? Pode ir no seu posto de saúde. Não que as pessoas não possam procurar a UPA, mas para evitarmos o tempo de espera que as pessoas estão tendo, pedimos para que se direcionem aos postos de saúde”, disse ela, em entrevista coletiva.

A prefeita alertou que a situação é grave e, por isso, houve necessidade da extensão de horário nos postos. “Os nossos profissionais estarão atendendo, coletando os exames nas unidades para que tenha esse atendimento mais rápido. A pessoa chega e já coleta sangue para fazer os exames. Caso confirmado, nossas equipes estão lá para fazer a soroterapia, de caso a caso. Os casos mais graves aí sim, vão ser encaminhados à UPA. Tudo isso é para dar fluxo de atendimento para que a população seja muito bem atendida”, emendou.

Martinelli ainda destacou que determinou bom atendimento em todo quadro de saúde do município. “Eu determinei que todas as nossas equipes de saúde atendam muito bem a nossa população”, que “pode ficar tranquila, não vai faltar atendimento. As medidas estamos tomando. Tanto as preventivas quanto as pessoas que já estão com suspeitas de casos de dengue. A situação é de cautela, é de cuidado e o momento realmente é de união de todos nós”, garantiu.

Hoje e no dia 31 um caminhão percorrerá o Jardim Violetas, Residencial Jequitibás, Oliveiras, Azaleias e Maria Carolina e Alto da Glória. A orientação é que os moradores se antecipem e coloquem na calçado o lixo que acumula água . Não será coletado galhos, entulhos de construção, madeira, mato. A medida é para eliminar os focos do mosquito da dengue.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria estuda medidas para ampliar segurança de motoristas de aplicativo em MT

A secretaria estadual de Segurança Pública (Sesp-MT) criou hoje...

Lula homologa terra indígena com 32 mil hectares em Mato Grosso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da...

Tribunal de Justiça faz concurso com 161 vagas para cartórios em Mato Grosso

O Poder Judiciário de Mato Grosso realizará, neste ano,...

Bombeiros devolvem à natureza tamanduá resgatado ferido em escola de Mato Grosso

Um tamanduá-bandeira foi devolvido à natureza ontem após ser...
PUBLICIDADE