Empresários sinopenses não serão prejudicados com as obras de recapeamento do aeroporto João Figueiredo, que começam hoje, por equipes da Secretaria do Estado de Infra-estrutura. A interdição da pista e suspensão dos vôos, como havia sido cogitada, foi revista com um planejamento para execução do projeto.
Inicialmente, será feito o recapeamento de 400 metros na cabeceira sul e, em seguida, na cabeceira oposta. A projeção é que até o dia 18 esta etapa seja concluída. Posteriormente sera definido um novo cronograma para recuperar a parte central.
Apesar de manter os vôos, a empresa que atua no município terá que operar com aeronaves menores, com capacidade para 50 pessoas, ao invés de 70.
Após a conclusão, o aeroporto também poderá passar a receber aeronaves de grande porte, como boeings 737, incluindo vôos noturnos. O sistema de iluminação e balizamento já foi implantado, mas ainda aguarda homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que exigiu a recuperação da pista.
Duas companhias já demonstraram interesse em operar com horário noturno no município, viabilizando novas rotas para capitais de outros Estados.
A pista tem 1,6 mil metros de extensão e 30m de largura. O recapeamento elevará sua espessura de 14 para 30 cm e o custo está orçado em R$1 milhão. A verba saiu da Secretaria Estadual de Esportes, em articulação conduzida pelo secretário Baiano Filho, e transferida para a Secretaria de Infra-estrutura.
(Atualizada às 09h28)