PUBLICIDADE

Sinop: piracema começa dia 5 e vai até fevereiro

PUBLICIDADE

Este é o penúltimo final de semana para pescaria antes de começar o período se reprodução dos peixes. O Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) decidiu que a piracema em Mato Grosso inicia dia 1º de novembro (para as bacias hidrográfica do Araguaia) e a partir do dia 5 para as bacias do hidrográficas do Paraguai e Amazonas – onde estão inseridos rios na região Norte de Mato Grosso. O encerramento está previsto para 8 de fevereiro do ano que vem. Até lá, fica proibida a pesca e o comércio nas bacias de todo o estado.

O diretor regional da Sema em Sinop, Jurandir Taborda Ribas, disse que nesse período fica permitida só a pesca de subsistência e poderá ser praticada apenas pela populações ribeirinhas para garantir a sustentação das famílias. Porém, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e a Sema liberam a pesca em caráter científico. A cota por pescador será de três quilos ou um exemplar com qualquer peso e que tenha tamanho mínimo determinado por cada espécie, e fica proibido o transporte.

A legislação estabelece que no segundo dia útil após início da proibição na (piracema), pescadores e comerciantes serão obrigados a declarar à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) os estoques de pescados in natura, resfriado ou congelados, provenientes de águas continentais, e a medida vale para frigoríficos, peixarias, postos de vendas, restaurantes, hotéis e similares.

A piracema é um período natural de reprodução dos peixes de agua doce, e que ocorre nos ciclos anuais no período de chuvas e serve para garantir a ciclo de vida dos peixes e assegurar a renovação dos estoques pesqueiros para os anos seguintes.

As denúncias poderão ser feiras pelo telefone 0800-65-3838, formulários disponíveis no site da secretaria e nas unidades regionais do órgão em Sinop, Cáceres, Barra do Garças, Juína, Rondonópolis, Tangará da Serra, Alta Floresta, Guarantã do Norte, Aripuanã, Vila Rica e Juara.

(Atualizada às 09:04h em 29/10)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE