Os empresários sinopenses estão confiantes no aumento das vendas em decorrência da 32ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Sinop (Exponop), que começa no dia 8 de junho. É o que aponta a pesquisa do Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em parceira com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) apresentada esta amanhã.
Segundo o levantamento, mesmo com a atual condição econômica vivida pelo país, 53% dos empresários acreditam que as vendas devem ficar iguais a do ano passado e outros 40% projetam que o comércio de produtos deverá ser maior. Apenas 7% dos entrevistados acreditam em um resultado pior que o registrado no ano passado.
Os empresários também foram questionados sobre o impacto da Exponop na economia local e 42% acreditam que a feira agropecuária gera efeitos positivos. Já 39% dos entrevistados ficaram neutros e 19% acreditam em algum impacto negativo.
Já do ponto de vista dos consumidores, a pesquisa aponta que 47% pretendem comprar vestuário, outros 30% calçados, 12% acessórios e 11% outros tipos de objetos. O levantamento revela que 57% dos sinopenses não pretendem frequentar a feira este ano. Outros 30% disseram que irão a Exponop e 13% ainda não se decidiram.
O economista Udilmar Carlos Zabot explicou que esta retração já era esperada devido renda familiar estar mais restrita. “A tendência é que tenha uma redução no número de pessoas que frequentarão a Exponop este ano. O consumidor está um pouco mais cauteloso. Não é nenhuma novidade, sabemos que a renda está mais restrita. Porém, de modo geral, na visão do empresário, a Exponop continua tendo ponto positivo na economia local. Se observa melhora comparado com ano passado, que não foi tão atrativa. Todos os assuntos de cunho político afetam a perspectiva do empresário e nos últimos meses observamos um mudança drástica que afetou positivamente o empresariado não só de Sinop, mas de todo o país. Com isso atinge positivamente o empresariado”.
Foram entrevistadas 269 pessoas entre 31 de abril a 10 deste mês. A pesquisa é realizada todos os meses. O presidente da CDL, Marcio Kreibich, acompanhou a apresentação dos dados