PUBLICIDADE

Sinop: pequenos produtores são qualificados em ‘transformação caseira de embutidos’

PUBLICIDADE
Só Notícias

Pequenos produtores, da agricultura familiar, participaram do treinamento “transformação caseira de produtos embutidos, defumados e beneficiamento de carne de frango” para aprimorar suas habilidades técnicas, adquirir conhecimentos atualizados sobre práticas agrícolas sustentáveis, melhorar a gestão de seus negócios e explorar novas oportunidades de mercado. O zootecnista João Santos explicou que “as capacitações têm a finalidade de agregar melhorias das condições sanitárias e técnicas para a preparação dos produtos. Isso possibilita também aumento de valor, diversificação dentro da propriedade rural e uma série de outros fatores”. 

Leonardo Serafim,  Instrutor do Senar, ministrou o curso de embutidos, com técnicas de corte, processamento e transformação, que permitem o uso eficiente de cada parte do frango, reduzindo desperdícios e aumentando a rentabilidade buscando o “aproveitamento integral da carne de frango, satisfazendo o desperdício e maximizando o valor da matéria-prima. Isso não apenas promove a sustentabilidade, mas também contribui para a economia doméstica, gerando economia através do aproveitamento máximo dos recursos disponíveis”.  

Ele explica que com a “qualificação da mão de obra eles aproveitam melhor a sua produção agregando valor e com isso, conseguindo uma melhoria na qualidade de vida, e também com a possibilidade de comercialização e gerar mais renda familiar. Além de um produto de melhor qualidade tem a questão da segurança alimentar, com relação às doenças transmitidas por alimentos, uma vez que no curso são abordadas essas questões. Quem participa consegue produzir o alimento com mais segurança, ou seja, evitando riscos de infecção alimentar aos consumidores que irão adquirir esses produtos para o seu consumo”. 

A qualificação foi feita pela prefeitura de Sinop e Senar. Desde janeiro, foram realizados treinamentos  de  embutidos, derivados e processados de carne suína; embutidos, derivados e processados de frango; derivados  do leite; panificação; compotas e conservas. No próximo mês haverá capacitação de queijos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE