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Sinop: passageiros que não conseguiram viajar criticam companhias aéreas

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Com a chegada das férias e do final de ano cresce a quantidade de pessoas viajando e, também, problemas com passagens áreas. Em Sinop, nos últimos 20 dias, o Procon recebeu 8 reclamações referente a remarcações e cancelamentos de passagens. Mais três pessoas, ontem pela manhã, não conseguiram embarcar em avião de uma companhia que opera na rota de Sinop com destino a Cuiabá, pelo mesmo motivo. Conforme um dos passageiros, a companhia aérea disse "ser um problema no sistema".

As redes sociais na internet "foram escolhidas" por alguns consumidores para reclamarem e alertarem outros passageiros. E sobraram críticas pelas falhas das empresas.

De acordo com a coordenadora do Procon, Márcia Abraão, nesses casos é indicado comunicar o órgão da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), localizado dentro do aeroporto. "O cliente tem que exigir uma declaração da empresa aérea que contenha as razões pela qual ele [consumidor] não conseguiu embarcar. Isso resulta em uma ação de indenização na justiça", esclareceu, ao Só Notícias.

Conforme o levantamento realizado pelo órgão de defesa do consumidor, neste ano, foram realizadas aproximadamente 30 reclamações. 80% referente a valores de multas aplicadas pelas empresas. "Algumas chegam a cobrar de 30% a 40% de multa no caso de remarcações de voos, quando o permitido por lei é até 10%", destacou a coordenadora.

Segundo Márcia, as reclamações referem-se a três companhias que operam em Sinop. Em uma delas os dias de voos foram reduzidos de cinco para três vezes por semana, e deve permanecer assim até final de janeiro, em função da diminuição na frota de aviões. "A empresa nesse caso passa a acomodar os passageiros que já adquiriram as passagens em outros voos, mesmo que de outras companhias. Outra opção é o ressarcimento do valor integral da passagem", finalizou.

Atualmente, o aeroporto de Sinop conta o atendimento de três empresas aéreas. Os voos são diretos para Cuiabá e Brasília com conexões para os aeroportos nacionais e internacionais.

O horário de atendimento do Procon é das 12h às 17h30.

 

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