O município de Sinop passou a integrar, este ano, uma rede internacional de monitoramento da biodiversidade ao participar da Contagem Anual de Morcegos, evento de alcance nacional e internacional realizado nos dias 12 e 13 deste mês. A iniciativa é coordenada pela Rede Latino-americana e do Caribe para a Conservação de Morcegos (Relcom) e reúne pesquisadores, universidades e instituições de diversos países com o objetivo de ampliar o conhecimento científico e fortalecer ações de conservação desses animais fundamentais para o equilíbrio ambiental.
Em Sinop, a atividade científica foi realizada no Parque Natural Municipal Florestal. A ação foi conduzida pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – sob a supervisão do doutor Rafael Arruda, com autorizações legais dos órgãos competentes e acompanhamento técnico especializado.
A Contagem Anual de Morcegos mobilizou, simultaneamente, pesquisadores em outras várias localidades do Brasil, como Marabá (PA), Feira de Santana (BA), Salvador (BA) e o Parque Lage (RJ), além de outras cidades da América Latina e do Caribe. Participaram morcególogos, universidades e laboratórios de referência, como o BiMa-Lab, Labfau, UFB e UFOB, promovendo saídas de campo, coleta padronizada de dados, palestras, exposições e lives de divulgação científica abertas ao público.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


