PUBLICIDADE

Sinop participa das discussões para Pacto da Amazônia na Rio+20

PUBLICIDADE

O Pacto da Amazônia foi um dos focos nas discussões no Encontro de Secretários Estaduais de Meio Ambiente, ontem, integrando a programação da Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável – Rio+20, no Rio de Janeiro. Representante da região Centro-Oeste pela Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anama), por meio do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), o secretário de Meio Ambiente de Sinop, Rogério Rodrigues, disse, ao Só Notícias, terem sido pautados 460 itens no documento. Ela será entregue, pelos nove governadores do Estado que compõem a Amazônia Legal, à presidente Dilma Rousseff.

No documento são abordados reconhecimentos e compromissos para o desenvolvimento sustentável na região. Elas são divididos em dois eixos: “Bases para a Sustentabilidade” e “Economia da Sustentabilidade e Inovação”. Nas discussões, Rogério falou terem sido abordadas ações sustentáveis também em Mato Grosso. “Detalhamos o que está sendo feito hoje, como a nossa agricultura de primeiro mundo, a utilização de apenas 13% das áreas para produção do agronegócio. Abordamos principalmente a utilização do solo utilizado para produção durante do ano todo, na plantação de soja, milho, algodão”.

Rogério apontou ainda, outros dois caminhos de ações sustentáveis no Estado, para a aliança da produção sem destruição. Como “serem necessárias as utilizações das áreas já abertas em desuso e de incentivo, recursos para a recuperação e utilização de 2,6 milhões de hectares de manejo que Mato Grosso tem”, disse, ao lembrar do processo de ocupação “ao longo dos últimos 30 anos, e “do incentivo do governo para isso, principalmente no Nortão”.

O Encontro de Secretários de Meio Ambiente dos Estados e Municípios foi uma realização dos órgãos públicos de Meio Ambiente dos estados e municípios brasileiros, representados por suas Associações – Abema e Anama. A Rio+20 vai até o dia 22. O objetivo é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE