PUBLICIDADE

Sinop: parque florestal ficará fechado por 60 dias após macacos morrerem com suspeita de envenenamento

PUBLICIDADE
Só Notícias/Wellinton Cunha (fotos: Só Notícias)

A coordenadora da gestão de fauna dos parques municipais, Elaine Dione, informou, em entrevista, hoje de manhã, que amostras de sangue e tecido de sete macacos-prego (Sapajus), seis que morreram e um que sobreviveu, foram encaminhados a um laboratório especializado em Cuiabá para análise clínica. Os animais foram encontrados entre a última sexta-feira (09) e o sábado nos arredores do parque Florestal. Os resultados saem em 60 dias, prazo inicial estabelecido pela prefeitura, em que o local ficará fechado para visitação até que seja comprovado que não há risco para a população humana.

Elaine afirmou que a suspeita inicial para as mortes é de envenenamento por carbamatos. “ É um veneno que vai promover uma certa interferência na compreensão do sistema nervoso central, na sinalização das nossas sinapses e na neurotransmissão”, “tem os sinais clínicos bem estabelecidos, um curso também de doença bem estabelecido, e é muito comum, é muito utilizado até para controle de ratos”, explicou.

Apesar dos óbitos, Elaine diz que a espécie não está em risco de extinção no município, mas é considerada vulnerável pela aproximação com a área urbana, onde muitas vezes recebe comidas inapropriadas. “Independente da motivação do coração, a gente precisa entender que a alimentação não técnica ou não orientada tecnicamente é considerada como crime ambiental, porque traz risco tanto à população humana quanto à população silvestre”, alertou.

Conforme o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Jorge Muller, caso necessário, haverá investigação policial. “Para a gente acionar a polícia, nós precisamos saber o que aconteceu primeiro, se foi um caso de envenenamento, aí nós vamos ter um processo já policial que vai fazer a investigação. Nós já estamos fazendo nossa investigação particular, nós estamos andando na região, a gente não pode acusar ninguém. Todos os pontos em que os macacos foram encontrados foram mapeados”, afirmou, complementando que vão ser criadas quatro passarelas ecológicas aéreas para que os macacos transitem entre as áreas de reserva em segurança ainda este ano.

O parque florestal tem 102 hectares e recebe cerca de 200 visitantes por dia.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Orquestra de Mato Grosso abre temporada de apresentações neste sábado

A Orquesta CirandaMundo realiza a primeira apresentação da temporada...

Lançado concurso criativo de desenhos e frases com premiação em Sinop

O Conselho de Alimentação Escolar de Sinop lançou hoje...

Moto atinge caçamba e entregador fica ferido em Lucas do Rio Verde

O acidente de trânsito com uma Honda Start preta...
PUBLICIDADE