O mutirão da ecologia, realizado nos entornos do Parque Florestal, no último sábado, resultou no recolhimento de aproximadamente 5 toneladas de lixo. Cerca de 10 voluntários se reuniram para participar da atividade. Os materiais foram depositados em uma caçamba, levados em caminhão da prefeitura e agora terão a destinação adequada, seja um aterro ou reciclagem.
Além de recolher os resíduos, os voluntários também colocaram placas educativas no interior do Parque Florestal, alertando sobre a responsabilidade e necessidade de manter o local limpo.
“É um tipo de ação desafiadora, mas avaliamos de forma positiva, pois conseguimos alcançar nosso objetivo, que era sensibilizar e chamar atenção da sociedade para o problema, independente da quantidade de lixo retirada”, ressaltou um dos organizadores do mutirão, Luciano Nezzi.
Ainda conforme Luciano, expor o problema foi o primeiro passo, agora “todos devem começar mudar as atitudes. Também iremos avaliar o mutirão de forma mais detalhada e a partir daí definir também ações futuras”.
O mutirão foi organizado por um grupo de alunos do curso de Multiplicadores em Educação Ambiental, promovido pela secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema).