Uma parte dos usuários não está satisfeita com o atendimento prestado pela concessionária que substituiu o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sinop (Saaes). Em uma rede social, os moradores relataram que são poucos atendentes para um grande número de usuários, que chegam a aguardar em filas por mais de uma hora para pagar a fatura do serviço, prestado há pouco mais de um mês pela empresa.
Uma internauta postou uma foto dos guichês vazios e questionou “tem alguém satisfeito com o atendimento? Olha eu estou revoltada. Uma hora na fila pra retirar a senha e quando finalmente peguei a senha cadê as atendentes?”. No link da reclamação, mais de 60 pessoas relataram problemas semelhantes.
O outro lado – a assessoria da empresa enviou uma nota “lamentando os transtornos” e explicando que a demanda foi gerada por conta “de um problema na emissão do código das faturas de água, fornecido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que prejudicou o recebimento dos débitos. Porém, o pagamento das faturas já está normalizado”.
A concessionária ainda ressaltou que “ampliou o número de atendentes na Central de Atendimento e que os usuários podem efetuar os pagamentos nas casas lotéricas e nas agências bancárias, diretamente ou por meio de débito automático. Para facilitar o acesso às faturas, os usuários também podem obter a 2ª via no site da empresa”.
Os serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário foram oficialmente repassados para a iniciativa privada no início de novembro.
O contrato de concessão tem vigência por 30 anos. A receita líquida da empresa que administrará a autarquia neste período será de R$ 1,8 bilhão. Ela terá que investir R$ 339 milhões, em ampliação e manutenção da rede de água tratada, além de implantação e manutenção da rede de esgoto.