segunda-feira, 7/julho/2025
PUBLICIDADE

Sinop: milhares se despedem do padre que fundou hospital e entidades

PUBLICIDADE

Mais de 5 mil pessoas passaram pela Catedral, ontem e hoje, para se despedir do padre Karl Manfred Thaller, que foi sepultado, há pouco. O bispo Dom Gentil de Lazari celebrou a missa de corpo presente, juntamente com dezenas de sacerdotes. Emocionado, ele destacou, na omilia, que padre Carlos, como era conhecido, cumpriu a missão designada por Deus, evangelizando e se dedicando a causas que ajudassem os menos favorecidos. O bispo disse que a vida do sacerdote foi "um grande testemunho de amor a Deus e ao próximo" e lembrou sua coragem em ouvir o chamado divino, deixar seu país, a Alemanha, e partir "para a missão", sem temor, chegando em Mato Grosso na década de 70.

Na celebração, o amigo João Carlos Girardi leu um resumo dos trabalhos desenvolvidos pelo líder religioso no Médio Norte e em Sinop e destacou seu leva: nunca vos canseis de fazer o bem.

Após a comunicação, o bispo e os sacerdotes fizeram oração, ao lado do caixão. O corpo foi levado, por padres, até o caminhão do Corpo de Bombeiros e deixou a Catedral com aplausos de amigos e féis. Seu corpo foi sepultado ao lado do túmulo do bispo Dom Henrique, que o ordenou sacerdote.

Padre Carlos trabalhou nas dioceseses de Diamantino, sendo ordenado em 1975, foi pároco em Denise e Arenápolis. Na região, também trabalhou em projetos para implantação de hospital. Na década de 80 veio para Sinop onde esteve à frente de ações para construir capelas, implantar a Adestec (associação beneficente) e com apoio de seus amigos benfeitores da Alemanhã, construir o Hospital Santo Antonio – Fundação de Saúde Comunitária e ajudou a criar outras entidades como a Cáritas Diocesana. Na diocese foi vigário geral, pároco na comunidade São Cristóvão e pároco na Catedral.

O sacerdote estava com 73 anos e, além das celebrações, participava ativamente da diretoria da Adestec e do hospital. Ele teria reuniões de trabalho nesta sexta. Mas, pela manhã, sentiu-se mal quando estava em casa. Teve aneurisma cerebral e não resistiu.

Fotos: velório de padre Carlos, sacerdotes levando caixão, padre com benfeitores alemães que ajudaram criar Hospital Santo Antonio

 

 

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE