sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: mais de 70% dos acidentes de trânsito envolvem motocicletas

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

Os motociclistas estão envolvidos em mais de 70% dos acidentes que são registrados em Sinop. Motoristas de carros compreendem 10% das ocorrências, outros 10% ciclistas e o restante envolve pedestres e outros tipos de colisões. Segundo a secretaria municipal de Trânsito e Transporte Urbano, o número de motocicletas no município é 16% menor que o de carros.

A estimativa mais recente indica que no município existem em circulação, pouco mais de 48 mil motocicletas e cerca de 56 mil carros. A população sinopense, de acordo com o IBGE, gira em torno de 135 mil moradores. Isso significa que, em média, existe uma moto para cada três pessoas e um carro para cada dois cidadãos na cidade.

No ano passado, a secretaria registrou aproximadamente 2 mil acidentes, deste total, cerca de 1,4 mil envolvem motociclistas. De acordo com o guarda municipal Alessandro Silva Oliveira, “na maioria das vezes o que leva uma moto a se envolver em colisão é a imprudência do condutor, que faz manobras de risco, querendo sempre ganhar tempo e espaço”.

“A moto é um veículo de deslocamento rápido no trânsito comparado ao carro. O motociclista consegue passar por pequenos espaços, e isso agrava muito a situação. É comum ver uma moto ultrapassar pela direita, nos corredores entre os veículos e até mesmo pelos canteiros centrais”, relatou Alessandro.

O mais preocupante é que, conforme dados da secretaria municipal de Saúde, em 2016, 2017 e 2018, os acidentes de trânsito ocuparam o 1° lugar com relação a óbitos de causas externas (acidentes, suicídios, homicídios entre outros). As unidades de saúde do município também registram elevado número de leitos hospitalares que são ocupados por pacientes que necessitam de atendimentos de urgência e emergência devido a colisões no trânsito.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Apostador de Mato Grosso fatura quase R$ 50 mil na Mega-Sena

O apostador de Tangará da Serra (252 km de...

Caminhoneiro encontra jiboia “escondida” em carreta no Nortão

Um caminhoneiro avistou a jiboia-constritora (boa constrictor) durante parada...
PUBLICIDADE