A Caravana da Transformação está sendo realizada no estacionamento do Estádio Gigante do norte. No primeiro dia de atendimentos, ontem, foram realizadas 746 consultas, que resultaram em 2,8 mil procedimentos oftalmológicos de pacientes regulados pelos municípios de Sinop, Cláudia, Itanhangá, Nova Mutum, São José do Rio Claro, Sorriso e União do Sul. De acordo com a organização, um total de 1,2 mil pessoas passaram pelo evento.
Para atender aos moradores foi montada uma grande equipe de saúde e logística com a participação de mais de 400 voluntários. De acordo com a assessoria do Gabinete de Comunicação, em apenas 1h30 após a abertura dos portões, 650 pessoas já haviam sido credenciadas e encaminhadas para a realização de exames e consultas de oftalmologia.
Também foram agendadas 750 cirurgias de catarata, 78 de pterígio e 89 procedimentos de yag laser. As consultas e exames diagnósticos seguem até domingo, mas as cirurgias de catarata terão inicio nesta quarta-feira.
Segundo o secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil de Mato Grosso, coronel Abadio Cunha Júnior, o primeiro dia atendeu as expectativas da organização. “Estamos muito felizes com o andamento das atividades. Dentro do que nós planejamos, conseguimos atender adequadamente as pessoas que nos procuraram. Em pouco tempo e de forma organizada as pessoas foram acolhidas, alimentadas e tudo transcorreu com tranquilidade”, avaliou.
“As pessoas que irão passar por cirurgias precisam guardar o crachá, pois quando chegam aqui serão identificadas pelo código de barras por meio de um equipamento próprio, o que a gente chama de ‘bipar’. No código de barra você tem todo o histórico da pessoa que passou por aqui e informações médicas importantes. Então se você passou pela Caravana, leve e guarde seu crachá, pois ele será necessário na hora de retornar”, completou o coronel.
As consultas e exames vão identificar a patologia e a necessidade de cirurgias. Após o credenciamento, o paciente acessa a área de saúde e é feito um prontuário individual com foto. A coordenadora de Saúde da Caravana da Transformação, Simone Balena, explica que os pacientes passam primeiramente pela dilatação da pupila, com aplicação de um colírio, depois o exame clinico de refração, e segue para a consulta com o especialista retinólogo para fazer o exame de fundo de olho e a tonometria. Se necessário, é realizado também o exame de ultrassonografia ocular e ele recebe seu diagnóstico. Saindo do consultório com indicação de cirurgia de catarata, o procedimento é agendado.
Em casos de indicação para cirurgia de catarata, são realizados ainda a ceratometria, que mede a curvatura da córnea, e a biometria ocular. O paciente recebe então orientações acerca da cirurgia e assina um termo de consentimento para o procedimento. Em todas as etapas os pacientes são acompanhados pela equipe de saúde e por voluntários capacitados para a função. A Caravana conta ainda com duas ambulâncias de plantão para atuar em qualquer intercorrência.
A estrutura de saúde da caravana é composta por uma carreta ambulatorial com quatro consultórios e duas carretas cirúrgicas, com capacidade para atender simultaneamente até quatro pacientes. Os veículos são equipados com tecnologia de ponta e em conformidade com as normas de saúde e biossegurança.
A estrutura está preparada para realizar até mil consultas oftalmológicas e 400 cirurgias por dia.
A Caravana de Sinop vai até o dia 2 de junho. As consultas e exames serão realizados até o próximo domingo. As cirurgias agendadas terão início na quarta-feira e seguem até o último dia do evento. Já os serviços de cidadania serão ofertados de quinta a sábado.
\Além de Sinop, serão atendidos pacientes de Sorriso, Cláudia, Feliz Natal, Santa Carmem, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, São José do Rio Claro, Santa Rita do Trivelato, Tapurah, Vera, Diamantino, Tabaporã, União do Sul, Nova Santa Helena, Terra Nova do Norte, Colíder, Guarantã do Norte, Marcelãndia, Novo Mundo, Peixoto de Azevedo e Apiacás.