A Secretaria municipal de Assistência Social destinou R$ 1,785 para cada uma das 16 instituições sociais cadastradas para serem beneficiadas com o dinheiro arrecadado pelo Restaurante Social montado durante os cinco dias da 30ª Exponop. Durante todas as noites foi servido o tradicional frango no rolete acompanhado de arroz branco, vinagrete e mandioca.
Para o gestor do Centro Social Menino Jesus, João Carlos Girardi, a participação no restaurante social é importante por dois aspectos: o financeiro e a socialização entre as entidades. "O lucro é rateado entre as instituições e com este dinheiro utilizamos para os gastos dos imprevistos que acabam ocorrendo no dia a dia. Além disso é uma oportunidade de confraternizar entre os próprios voluntários e socializar com as outras instituições".
As entidades que ficaram à frente dos trabalhos foram Associação dos Deficientes Físicos de Sinop (ADEFIS), Associação dos Deficientes Visuais de Sinop (ADEVAS), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Centro de Acolhimento, Orientação e Proteção ao Adolescente (Caopa), Casa da Amizade, Centro Social Menino Jesus, Instituto Matogrossense Adventista De Apoio a Criança (IMAC), Lions Clube, Rotary Clube Sinop, Rotary Clube Tarumãs, Centro Espírita Maria de Nazaré, Centro Espírita Azamor Serrão, Centro Espírita Fonte de Luz, Pastoral da Criança, Lar dos Vicentinos e Fundação Livre Para Viver (Funvida).
Voluntários e representantes das entidades trabalharam, todas as noites no restaurante, para ateder centenas de pessoas que foram jantar.