Emerson Garcia de Luca, mais conhecido como “maníaco da gleba”, foi condenado, hoje, a mais cinco anos de prisão. O Conselho de Sentença desclassificou o caso de homicídio para lesão corporal seguida de morte. A pena refere-se a morte João Raimundo de Souza, ocorrida em 20 de julho de 2005, por volta das 20h, nas proximidades de um bar localizado na comunidade Caldeirão, na Gleba Mercedes.
O réu teria matado a vítima com golpes de madeira. De acordo com o processo, eles estariam ingerindo bebida alcoólica no bar e, devido aos ferimentos, João sofreu traumatismo crânio encefálico e morreu.
Conforme Só Notícias informou, Emerson já foi condenado, em 2010, a 51 anos de prisão pelos assassinatos de Adão Fernandes de Souza, Debrair Antônio Ribeiro e Josuel Pereira Maço, ocorridos em 31 de julho de 2007, em uma fazenda na estrada Atlântica, próximo ao rio Teles Pires. Em junho de 2009, ele foi condenado ainda a 10 anos pela morte de um homem identificado apenas como Baiano e, em novembro, mais 17 anos e 4 meses de reclusão pelo assassinato de José Cavalcante da Silva. Os dois crimes também ocorreram em 2007, na Gleba Mercedes (80 km de Sinop).