Instituições do município ligadas ao meio ambiente receberam, hoje, recursos financeiros e equipamentos obtidos pelo Ministério Público Estadual por meio de penalidades aplicadas durante o ano em pessoas físicas e jurídicas que causaram danos ambientais na região. Quatro instituições ligadas a preservação do meio ambiente foram beneficiadas. São elas: Ibama, Codenorte, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Para o promotor Pompílio Paulo Azevedo Silva Neto, a atitude da promotoria vai ao encontro das necessidades das instituições. “Em um desses órgãos ambientais os funcionários precisavam fazer escala para usar os poucos computadores que estavam disponíveis. Contribuindo para melhorar esse quadro, penso que estamos cumprindo nosso papel social que vai além de aplicar multas”.
Ao Ibama foram entregues cinco computadores, quatro câmeras fotográficas, quatro HDs externos e quatro aparelhos GPS. O Conselho de Desenvolvimento do Norte de Mato Grosso (Codenorte), que tem um programa de educação ambiental, recebeu R$ 12,7 mil. Para a Sema, foram destinados seis aparelhos GPS, seis câmeras fotográficas e uma impressora. A Secretaria municipal de Meio Ambiente já recebeu sete computadores.
Além disso, o Ministério Público, através da 3ª Promotoria de Justiça Cível de Sinop, firmou termo de ajustamento de conduta em que o poluidor se obrigou a destinar duas mil mudas de espécies nativas para serem plantadas no município. A soma dos valores dos equipamentos, das mudas e da quantia em dinheiro, totalizam, aproximadamente, R$ 71 mil.
O promotor de Justiça destacou a importância da parceria entre o Ministério Público, os organismos de defesa do meio ambiente e, principalmente, com a sociedade, na busca de um meio ambiente equilibrado. Ele ressalta que o médico Milton Malheiros, membro do Codernorte, é um dos incentivadores do plantio de árvores para a melhoria da qualidade do ar. Segundo ele, a destinação dos valores deve atingir 40 mil casas.
“Pretendemos fazer panfletos educativos para serem entregues junto com a conta de energia elétrica. Buscamos uma parceria com a empresa que vende energia elétrica em Mato Grosso para chegar a pelo menos, 40 mil domicílios”, destaca Malheiros.