O fogo começou, de madrugada, na parte interna de um compartimento onde é armazenado pó de serra, proveniente da industrialização de madeira, que fica no meio de dois barracões onde estavam estocados compensados e madeiranit. Pela manhã, funcionários da Compensados Araguaia perceberam a fumaça. Instantes depois, as chamas atingiram todo o compartimento e estavam bem próximas dos bois barracões.
Alguns funcionários começaram a retirar os produtos estocados, enquanto outros tentavam conter o avanço das chamas, com baldes e utilizando uma mangueira que jogava água do poço. Os bombeiros logo chegaram e tiveram muito trabalho para evitar que as chamas atingissem os barracões. Pás-carregadeiras também auxiliaram afastando madeira e maquinários que estavam próximas ao fogo e um caminhão pipa da prefeitura ajudou trazendo mais água. Um dos momentos de maior apreensão foi quando uma pá foi derrubar a estrutura do compartimento para o fogo não aumentar. Com o impacto no solo, o vento espalhou as chamas que, por pouco, não atingiram bombeiros e voluntários. Não houve feridos.
As equipes trabalharam das 6h até às 10h para acabar com o incêndio. Um dos proprietários da empresa, Luiz Massariol, calcula que o prejuízo varia de R$ 15 a R$ 20 mil.