terça-feira, 16/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop inaugura nova igreja matriz no dia do padroeiro

PUBLICIDADE

A paróquia Santo Antônio em Sinop será oficialmente inaugurada amanhã, dia do padroeiro da cidade, a partir das 9h, com santa missa. Foram oito anos de trabalhos e aproximadamente R$ 3 milhões investidos na construção da nova igreja matriz – a primeira de Sinop, erguida em 1974. O padre Hildo Rasch, pároco da Santo Antônio, disse que é um momento histórico para o município.

A nova igreja, com capacidade para 800 pessoas sentadas, é climatizada e uma das mais belas do Mato Grosso, com arte sacra, uma imagem gigantesca de Jesus Cristo entre flores, pássaros e peixes. O sacerdote explicou que os peixes, por exemplo, fazem alusão ao famoso milagre de Frei Antônio, no qual os peixes teriam se 'reunido' aos seus pés para escutá-lo pregar o evangelho, atraindo a atenção da multidão, anteriormente afugentada pelos hereges. A capela do Santíssimo também ficou muito acolhedora e as pessoas podem fazer suas orações, a partir das 05h.

O pároco destaca que as novas cruzes fixadas nas paredes internas e esculpidas na mesa do altar serão ungidas na quarta-feira, com o óleo do crisma, o mesmo usado para a ordenação de padres e bispos, bem como nos batizados e na crisma.

Para a arte que embeleza as paredes, pintada por Mari Bueno, a igreja contou com patrocínio e incentivos da Lei Rouanet, através do projeto “Cores de Santo Antônio”. Uma das invações são os quadros da via sacra fixados em 14 blocos de concreto, na área externa, ao redor da igreja. É o caminho que os fiéis podem percorrer na quaresma, seguindo o Cristo nos seus sofrimentos, desde a condenação até o calvário e sepultamento.

De acordo com padre Hildo, por ser a matriz e primeira igreja de Sinop, a paróquia atrai muitos visitantes encantados pela arquitetura e também devotos de Santo Antônio.

Padre Hildo registrou que foi de grande importância a participação da comunidade, que fez a nova igreja. “Pessoas muito humildes não tinham dinheiro para dar, mas tinham orações e isso também é muito importante. Não é só o fator econômico que conta, mas a espiritualidade dessas pessoas pobres é que animava, dava energia aos outros para poder continuar trabalhando. Além disso, fiéis devotos e empresários ajudaram financeiramente”. Empresas também  disponibilizaram funcionários para trabalharem na finalização das obras.

Esta é a quinta mudança esturutural da igreja, que já passou por reformas em 1976, 1977 e foi reerguida em 1994, sendo modernizada em 2000. Todas as fachadas, incluindo a primeira de 1974, estão representadas em um painel na entrada da nova igreja.

O pároco conta que o altar que era sustentado por um bloco de madeira, até 2000, foi destinado para a capela no Cemitério Municipal e os antigos bancos foram distribuídos para comunidades de União do Norte (distrito de Peixoto de Azevedo) e Nossa Senhora de Lourdes em Sinop.

Relembrando a história da igreja, o padre conta que foi pároco pela primeira vez entre 1988 e 1993, em uma época que as ruas não tinham asfalto e eram cheias de mato, até regressar em outubro de 2015. “Devo dizer que meu retorno aqui é gratidão a Deus, por que encontrei aqui pessoas dos tempos antigos que eu conhecia, que estavam naquele tempo na igreja e continuam sendo amigos da igreja, participando, são muito solidários com tudo que precisamos”, declara.

A celebração de 'dedicação' será com o bispo diocesano dom Canísio Klaus, o bispo emérito, Dom Gentil Delazari, além de aproximadamente 20 sacerdotes diocesanos e jesuítas, estes vindos de Cuiabá, Porto Velho e Rio de Janeiro.

Após a missa haverá almoço, a partir das 12h, como expressão de confraternização pela obra concluída comunitariamente, pelos devotos de Santo Antônio 'para maior Glória de Deus na expressão de Santo Inácio de Loyola', fundador da Companhia de Jesus.

O padre Guido Kuhn, que foi pároco na Santo Antônio e provincial da Companhia de Jesus, registrou "especial menção a diretoria que deu início às obras da nova igreja e a outra diretoria que a concluiu, ambas enfrentando muitos desafios mas perseverando para oferecer o novo espaço sagrado, acolhedor e convidativo para o contato com Deus pelas preces e celebrações". Ele acrescentou que os "Jesuítas são gratos à Diocese e aos fiéis da paróquia Santo Antônio pelo apoio e trabalho conjunto na missão evangelizadora a serviço da Igreja". Os Jesuítas estão em Sinop desde a década de 70.

 

    

   

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal mantém na cadeia acusado de mandar matar ex-mulher em Lucas do Rio Verde

Os desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso...

Cotação do boi gordo fica estável em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou, esta...
PUBLICIDADE