A guarda municipal, que tem 59 agentes, vão atuar mais em campanhas educativas e no trabalho de fiscalização do trânsito. Vai atuar também nas escolas com o projeto Agente Mirim Escolar a ser desenvolvido, inicialmente, em cinco escolas municipais. Os alunos receberão instruções e atuarão como agentes, orientando o trânsito nos horários de entrada e saída das aulas. Todo o trabalho será acompanhado de um guarda municipal. “O agente mirim vai despertar o interesse das crianças e das pessoas que passam pelo local, o que vai ajudar na educação do trânsito”, destacou o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Júlio Dias.
Os motoristas que cometerem irregularidades primeiro serão advertidos, caso tornem a repetir a ação, serão multados. “Estamos estudando também a possibilidade de aplicar penas alternativas, com atividades que vão educar o condutor do veículo. Nosso objetivo é orientar para não precisar multar”, disse o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Júlio Dias.
Os motoristas que transitarem com carros equipados com faróis adaptados do tipo xenon serão autuados, garantiu o secretário de Trânsito. O uso dessas lâmpadas foi proibido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A resolução 294/2008 entrou em vigor no inicio de 2009. “O farol xenon adaptado causa cegueira momentânea e pode causar acidentes. Só serão permitidos o uso de faróis xenon em carros importados que já vem com um sistema que regula a altura das lâmpadas e impede o ofuscamento de outros motoristas”, explicou Júlio Dias. A inflação para quem transgredir a lei é de R$ 127 reais , mais apreensão do veículo.