segunda-feira, 7/julho/2025
PUBLICIDADE

Sinop: gerente de concessionária vai à câmara explicar aumento nas contas de energia

PUBLICIDADE

O gerente do Departamento de Serviços Comerciais da concessionária que detém os serviços de energia elétrica em Mato Grosso, Oscar Cesar Fernandes Neto, vai à câmara, hoje, explicar os grandes aumentos nas faturas no município. Em alguns casos, os reajustes ultrapassaram o percentual divulgado pelo governo, que havia sido, em abril, de 26,8%.

A fala do funcionário da concessionária na tribuna acontece logo após abertura da 19ª sessão ordinária, prevista para começar às 17h. O convite foi feito por meio de requerimento protocolado pelo vereador Fernando Assunção (PSDB) e aprovado no início deste mês.

Conforme Só Notícias já informou, alguns proprietários de residências afirmam que, apesar do consumo na prática ter se mantido estável, a quantidade apontada nas faturas é outra. Os critérios utilizados para definir o valor de cada conta também causam confusão entre os munícipes. Ainda houve relato de um consumidor que recebeu a conta, com vencimento para o dia 12 de maio e, aproximadamente 10 dias depois, foi surpreendido com o envio de mais uma fatura, desta vez com a data limite de pagamento para o dia 29.

Em pouco mais de quatro meses, o custo da energia elétrica acumula inflação de 60,42% no período de 12 meses, segundo dados de março do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao mesmo tempo, a inflação oficial, medida pelo IPCA, ficou em 8,13%.

Em maio, a Agência Nacional de Energia Elétrica manteve a cor vermelha para a bandeira tarifária, o que significa que os custos da geração continuam os mais altos e isso representa um acréscimo de R$ 5,50 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos para quase todos os consumidores brasileiros. Mato Grosso ainda teve um reajuste anual de 2,2%, aplicado a partir de abril.

A assessoria da concessionária, por outro lado, aponta que devido a uma alteração nos procedimentos de leitura dos medidores de energia em Sinop, foi necessário um ajuste nas datas de leitura em parte das unidades consumidoras do município. Conforme a empresa, essa alteração fez com que parte dos consumidores recebesse, além da fatura regular, outra fatura com o consumo parcial do mês. A Energisa ainda afirmou que não houve cobrança adicional.

No mês passado, a categoria “energia elétrica” liderou o “ranking” de reclamações no Procon Estadual, com 581 atendimentos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prouni divulga resultado da 1ª chamada do segundo semestre

O resultado da primeira chamada da edição do segundo...

Sorriso abre inscrições para o ‘casamento Abençoado’

Foram abertas as inscrições do Casamento Abençoado para os...

Amostra coletada em MT auxilia em descoberta de nova espécie da flora na Amazônia

Através do mapeamento da vegetação de Mato Grosso, foi...
PUBLICIDADE