Dois novos defensores públicos foram confirmados para atuar em Sinop. Recém- aprovados no concurso da instituição, eles assumirão na área cível e criminal, no lugar de Carlos Eduardo Roika, que foi para a Cuiabá, Rogério Borges Freitas, que trabalhará em Várzea Grande e, Osny Kleber Auresco, que segue para Tangará da Serra, após promoção.
Os advogados estão no município, conhecendo a realidade da comarca e iniciam suas atividades a partir de segunda-feira. Apesar da redução no número de profissionais, a condução dos processos não deve ser prejudicada, de acordo com o defensor Osny Kleber Auresco, já que terão apoio de demais profissionais. “O volume de trabalho é grande, mas eles estão bem preparados”, destacou.
Na parte criminal, de 80 a 85% das demandas são assistidas pela defensoria. No presídio, cerca de 95% dos presos são atendidos também pela defensoria pública de Sinop.
Outras cidades do Nortão também devem receber profissionais como Sorriso, Vera, Marcelândia, Feliz Natal, Cláudia, além de outras, conforme definição da Defensoria Geral do Estado. 42 foram aprovados no concurso. 41 tomaram posse na capital e já foram designados para comarcas no interior de Mato Grosso.
Garantirão a expansão do atendimento da defensoria pública para 53 comarcas. Até agora, a instituição só está presente em 26 das 80 do Estado.