PUBLICIDADE

Sinop fortalecerá projeto em amparo a vítimas de violência doméstica

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: assessoria/arquivo)

A prefeitura realizou chamamento público para formalizar termo de convênio com a Associação de Apoio a Patrulha Maria da Penha e Lideranças Sociais (AMAPLIS) com a finalidade de intensificar as ações do programa “Borboleta de Emancipação Financeira e Desenvolvimento de Autonomia”.  Serão destinados cerca de R$ 40 mil. O projeto visa “fornecer uma atenção à saúde mental de mulheres em situação de violência e tem o reconhecimento do Conselho Municipal de Assistência Social para executar atendimentos com vista a promover o acesso ao trabalho e renda”.

O valor será revertido no custeio de mão de obra qualificada para a ministração de oficinas de capacitação (na área da beleza, da costura, cuidador de idosos, da alimentação, entre outros), bem como estratégias de fomento à entrada célere e segura no mercado local. Também serão abrangidas atividades para reestabelecimento de vínculos comunitários.

Junto à patrulha Maria da Penha (vinculada Polícia Militar), vem sendo ofertado pela a AMAPLIS, fundada em 2019, o acolhimento, aconselhamento, atendimento na solicitação de medidas protetivas, guardas, divisão de bens, separações e entre outras ações necessárias quanto às vulnerabilidades enfrentadas pelo grupo alvo. No âmbito psicológico, é feito o acompanhamento individual ou coletivo das mulheres e indivíduos, como filhos ou dependentes que passaram pelo processo de violência também, visando o retorno da autoestima e mitigação dos efeitos negativos da violência, desde de traumas ou pensamentos incapacitantes.

A organização ainda ressaltou que Sinop, que é considerado um município de grande porte pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, conta apenas com o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), “como equipamento de referência para o atendimento à mulher e não possui ainda uma casa abrigo para essas mulheres ou outros equipamentos públicos capazes de realizar a proteção integral desta mulher”.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carreta e caminhão colidem na 163 em Sorriso; um ferido

O acidente envolvendo um Iveco Daily 3510 branco e...

Detran-MT registra em 6 anos mais de 1 mil operações contra infrações no trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito realizou, desde o início...
PUBLICIDADE