Os dois fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), que receberam voz de prisão, ontem, foram ouvidos e liberados pela Polícia Federal de Sinop. O gerente executivo Evandro Selva, afirmou, ao Só Notícias, que eles explicaram ter ocorrido um grande mal entendido no acompanhamento do cumprimento de uma liminar para reintegração de posse, de dois tratores apreendidos em Cláudia (90 km de Sinop).
Segundo Evandro, os oficiais de justiça teriam entendido que eles estariam dificultando o trabalho, no acompanhamento dos maquinários até o local de depósito, no município vizinho. Como o órgão não havia sido comunicado oficialmente da decisão, explicou que os fiscais seguiam uma determinação do instituto, já que foi o próprio Ibama quem apreendeu os tratores.
O gerente informou que a justiça de Cláudia ainda deve ser oficializada sobre a reversão da decisão de reintegração, em recurso acatado pela justiça em Várzea Grande. Posteriormente, os tratores devem ser novamente levados ao pátio do instituto em Sinop. “Eles foram apreendidos em 3 de maio. O Ibama e a Polícia Rodoviária Federal os flagraram sendo utilizados na extração de madeira, no Assentamento 12 de Outubro, em Cláudia. É uma área federal, da União”.
Leia mais
Sinop: fiscais do Ibama são detidos pela Polícia Federal