PUBLICIDADE

Sinop fará concessão para destinação final do lixo e prazo acaba

PUBLICIDADE

A prefeitura vai terceirizar a destinação final do lixo produzido, com o fim do prazo para o encerramento de lixões, no final de semana passado. No entanto, a secretária de Meio Ambiente, Cristiane Ferri, destacou é aguardado parecer jurídico para a licitação da empresa, mas não há prazo. A situação deve ser discutida dia 19, na reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente, em Brasília. “Vão estar lá não somente representantes de Sinop, mas também de outras cidades”.

Segundo a secretária, não há possibilidade do aterro ficar pronto ainda este ano, por isso, o transbordo do lixo é mais viável. “Não é tão rápido assim, tem fazer estudos, o Eia-Rima (e impacto ambiental), a emissão de licenças […]. A empresa recolhe o lixo e dá a destinação correta a ele”. Inicialmente, ela havia mencionado que seria terceirização, mas em novo contato com Só Notícias explicou que o procedimento será por "concessão" para empresa especializada. Com os levantamentos necessários, é estimado o investimento com aval do prefeito Juarez Costa (PMDB). Mas até lá, o lixo ainda deve ser encaminhado para o lixão.

Em audiência no mês passado, o Plano Municipal de Saneamento Básico – Setorial Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos, foi discutido e apresentada a situação (diagnóstico) destes serviços públicos e dos fundamentos para o planejamento (prognóstico), além do regime prestação dos serviços de forma adequada.

Só Notícias teve acesso ao diagnóstico prevendo que a população é de 123.634 habitantes e aponta a geração per capita de 1,206 Kg de lixo, por dia, para cada um. Já para o Estado e gerado aproximadamente 149,11 ton/dia de resíduos sólidos urbanos na cidade toda. “De acordo com a média da composição gravimétrica […] existe um potencial de 84,87 ton/dia de matéria orgânica passível de compostagem de aproximadamente e 42,05 ton/dia de matérias recicláveis sendo dispostos no lixão municipal”, é destacado.

No documento, consta que, atualmente, a coleta de resíduos sólidos domiciliares e comerciais urbanos atende toda a área urbana e algumas chácaras no entorno da cidade e são encaminhados ao lixão municipal como destino final. Ele é de responsabilidade da Secretaria de Obras e fica localizado a aproximadamente 10 km do centro, na estrada Jacinta. “Não existe dado quantitativo do volume e peso coletado e disposto no lixão.

"Para a operação do lixão, existe apenas um trator esteira para a compactação dos RSU. Não há estrutura ou fiscalização do local pela prefeitura”, consta. Para solução do problema, é apontado que já foi feito estudo pela Associação Mato-Grossense dos Municípios – AMM para a escolha das melhores áreas para um novo aterro sanitário municipal. “A prefeitura indicou que existem processos de licenciamento e regularização da disposição final adequada dos resíduos sólidos urbanos junto aos órgãos competentes. Além disso, ainda não existem programa ou projetos quanto a questão de manejo de resíduos sólidos urbanos no município”.

(Atualizada às 11:32h)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresários de MT estreiam na WTM Latin America, uma das principais feiras de turismo

Empresários de Mato Grosso participaram da feira WTM Latin...

Instituto divulga imagens de animais ‘interagindo’ com câmeras escondidas no Pantanal

O instituto de pesquisa Impacto compartilhou, ontem à noite,...

Vagão de carreta tomba na BR-163 em Sorriso

Uma carreta (marca e modelo não identificados) tombou, esta...
PUBLICIDADE