A falta de juízes no fórum da comarca de Sinop não deve comprometer a realização de júris populares até o final do ano, confirmou hoje, ao Só Notícias, o juiz criminal João Manoel Guerra, responsável pela condução das. Entretanto, ele confirma não haverá temporada em setembro, considerando que está comandando a área eleitoral.
Guerra explicou que o Judiciário programa suas temporadas entre os meses de março (a primeira), junho (segunda) e setembro (terceira). Contudo, em dezembro devem ser realizados dois julgamentos, em regime extraordinário. “Temos dois marcados para dezembro em sessão extraordinária. Se haver outros processos para réu preso, iremos analisar”, ponderou.
Nesta semana, durante reunião em Cuiabá, o corregedor do Tribunal de Justiça, Orlando Perri, disse que Sinop deverá receber dois juízes. Entretanto, o TJ não confirmou quando devem ser lotados na comarca. Atualmente, três varas encontram-se desprovidas de magistrados, sendo a segunda e quarta cíveis e a sexta vara. Os titulares agora exercem novas funções.
Gabriela Karina Gabriela Carina Knaul de Albuquerque deixou o cargo em julho, para assumir a função de juíza auxiliar da secretaria geral da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em Brasília. Marcos Faleiros está em Colíder, onde responde como juiz eleitoral. Jacob Sauer, transferido para Tangará da Serra.
O diretor do Fórum lembra que mesmo com a destinação de novos juízes, deverão acumular funções. “Dois magistrados não irão prover as vagas e continuarão acumulando”, acrescentou.