Após vários transtornos registrados como cancelamentos de voos em dias nublados ou chuvosos, o aeroporto municipal Presidente João Figueiredo passará a operar por instrumentos. A confirmação foi dada pelo secretário Municipal de Finanças, Teodoro Lopes, que esteve em São Paulo, na sede de uma empresa áerea que opera na cidade. O equipamento será disponibilizado pela empresa, é autorizado pelo Departamento de Controle de Espaço Aéreo (Decea) e faz parte de um sistema de aproximação por instrumentos, que dá uma orientação precisa ao piloto do avião que esteja na fase de aproximação final na pista.
A prefeitura também disponibilizou uma sala no terminal para instalação do equipamento, que deve ser feito por empresa terceirizada, nos próximos 30 dias. O valor do equipamento e instalação não foi confirmado.
Um outro aparelho mais moderno está incluso no pacote de instrumentalização do aeroporto, que foi contemplado com mais de R$ 100 milhões no programa de investimento e estruturação de aeroportos brasileiros anunciado, este ano, pelo governo federal.
A documentação já tramita no Banco do Brasil que, por sua vez, fará a licitação para contratação de empresa especializada para a reestruturação do aeroporto. Não há prazo para a aplicação deste projeto.